Empresa Júnior

Apoio Consultoria: 30 anos de história

Empresa júnior é fruto do desejo de alunos vivenciarem a experiência empresarial na graduação

Publicado em 27/04/2023 às 10:07 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:38

Desde 1993, a Apoio Consultoria oferece serviços em Gestão e Ciência de Dados. (Foto: Arquivo da empresa)

Quando os alunos se movimentam, todo o cenário ao seu redor também ganha novos contrastes. Em 1992, onde os corredores do Departamento de Administração da Universidade Federal de Uberlândia (Depad/UFU) se encontravam — atual Faculdade de Gestão e Negócios (Fagen) —, o desejo de jovens confluiu em uma única ideia para que os conhecimentos adquiridos em sala de aula ganhassem forma prática: a criação de uma empresa júnior.

O Movimento Empresa Júnior (MEJ) busca formar lideranças para atuar no empreendedorismo e informa que impactou R$ 70 milhões na economia brasileira. Em meio aos 67 cursos de bacharelados oferecidos pela UFU, o MEJ estimula a vivência empresarial dos estudantes em vários deles. De 1992 até o início da sua atuação em 1993 — e ao longo dos 30 anos que percorreram o tempo até 2023 —, a Apoio Consultoria reúne graduandos em Administração e Gestão da Informação.

Vérica Freitas, professora vinculada à Fagen e atual tutora da Apoio, explica que a empresa júnior presta serviços em todas as áreas de Gestão e Ciência de Dados, com projetos desenvolvidos pelos alunos sob orientação de um professor.

“Participar de uma Empresa Júnior é uma oportunidade única, possibilita a vivência de situações próximas à realidade das organizações ainda durante a graduação, o que leva ao desenvolvimento de habilidades e competências diferenciadas”, explica a tutora da Apoio. (Foto: Arquivo da empresa)

Em 2022, a Apoio Consultoria alcançou o nível máximo de maturidade em gestão de projetos pela terceira vez. Além disso, a EJ tem mantido sua posição entre as maiores do Triângulo Mineiro por seis anos consecutivos, o que rendeu aos membros uma premiação de destaque na Federação das Empresas Juniores do Estado de Minas Gerais (Fejemg), em Belo Horizonte.

“Ao longo desses 30 anos, a empresa já impactou a vida de mais de 400 alunos e executou mais de 350 projetos. Consolidada como uma das maiores empresas juniores do Triângulo Mineiro, no ano passado a Apoio foi reconhecida como a empresa júnior destaque de Minas Gerais”, comentam alguns membros.

Freitas ainda conta que, hoje, egressos da Apoio estão em diferentes posições, cargos e organizações de diferentes portes e áreas, contribuindo para o alcance de resultados e para o desenvolvimento social e econômico. Há também ex-membros que seguiram carreira acadêmica e outros que empreenderam em novos negócios.

“Ser um membro da Apoio é ser um protagonista, ter atitude e ser um agente de mudança frente aos desafios que nossos clientes e o Movimento Empresa Júnior nos apresentam. Sou eternamente grato por  fazer parte desta empresa e espero poder contribuir para mantê-la em destaque frente à nossa universidade, região e estado”, afirma Miguel Araujo, diretor presidente da Apoio Consultoria.

Como fazer parte?

A Apoio busca capacitar seus membros e incentivá-los a se tornarem líderes transformadores em suas comunidades. (Foto: Arquivo da empresa)

Para integrar a empresa, os alunos de Administração e Gestão da Informação devem participar de um processo seletivo que acontece semestralmente e é aberto a todos os estudantes, independentemente de qual semestre estejam cursando. A seleção é composta por quatro etapas, sendo elas: Fit Cultural; Case em Grupo; Dinâmica de Negociação; e Entrevista Final. As diferentes etapas buscam identificar habilidades, competências e aptidões para o membro da Apoio. Sendo aprovado em cada uma das etapas, o candidato estará apto para iniciar o Programa Trainee.

Palavras-chave: empresa júnior graduação empreendedorismo Fagen UFU