Hospital Veterinário

Das ruas para um lar

Parceria entre a UFU e a Prefeitura de Uberlândia vai além do tratamento e auxilia no acolhimento de animais abandonados

Publicado em 05/04/2023 às 14:58 - Atualizado em 22/08/2023 às 17:04

Bobi, após cirurgia no Hospital Veterinário da UFU. (Foto: Arquivo pessoal / Angélica Dias)

17 de janeiro de 2023. Um cachorro de rua, atropelado na BR-050, é levado ao Hospital Veterinário da Universidade Federal de Uberlândia (HV-UFU) e recebe atendimentos graças ao Programa de Assistência Médica Veterinária, firmado entre a Prefeitura Municipal e a UFU. O Bobi, nome dado ao cachorro, foi resgatado pela vendedora Angélica Dias, da Açosul Ferro e Aço, e até hoje conta com os cuidados gratuitos ofertados pelo HV.

“Nós escutamos um estrondo, um barulho; quando olhamos para a BR [rodovia] [...] logo o vimos deitado no acostamento [...] Um carro em alta velocidade o atropelou e não parou para dar socorro, nem ver se o cachorro tinha morrido, se tinha machucado. Daí nós o recolhemos”, conta Angélica. Após o resgate, ao ver a gravidade dos ferimentos, ela e o namorado levaram imediatamente o animal para o Hospital Veterinário da UFU.

Ela conta que foi assistindo a uma reportagem na televisão que ficou sabendo dessa parceria da UFU com a prefeitura, para o atendimento a cães e gatos vítimas de atropelamento ou maus tratos. Quando encontrou o animal decidiu levá-lo ao HV, por não ter  condições de arcar com todos os procedimentos que ele necessitava.

Assinado em 17 de novembro de 2022, o convênio entre o Município e a universidade já atendeu gratuitamente cerca de 150 animais e realizou mais de 500 procedimentos. “A maioria dos resgates é realizada pela comunidade, mas também atendemos ONGs e protetores de animais”, afirma a coordenadora do hospital, Raquel Rodrigues Jesuíno.

Bobi precisou passar por diversos procedimentos, como radiografias e cirurgias ortopédicas na pata e na bacia. Angélica relata que, além de todo o tratamento sem custos no HV, a médica veterinária que operou o animal deu ótimas instruções do cuidado no pós-operatório para que ele pudesse ter uma rápida recuperação. “Excelente o atendimento do pessoal de lá, das meninas da recepção até a moça do financeiro [...] quanto todos os médicos que me atenderam. Foi muito bom. Eu não tenho nada a reclamar”, relata a vendedora.

Atualmente, Bobi vive com Mônica Paranhos, gerente da empresa em que Angélica trabalha. Ela, que também participou do resgate, resolveu acolher o animal em sua casa e ainda deu a ele um irmão de quatro patas.

Programa de Assistência Médica Veterinária

Firmado há mais de 4 meses, este convênio entre a Prefeitura Municipal e a Universidade Federal de Uberlândia conta com um orçamento de R$ 500 mil reais. Os atendimentos aos animais em situação de urgência são das 7h às 18h, conforme o funcionamento do Hospital Veterinário.

Ao buscar o tratamento, a pessoa que efetuou o resgate assina um termo de responsabilidade pelo animal, em que é implantado um chip com o intuito de evitar futuros abandonos. “Com o convênio, a prefeitura subsidia o custo das despesas, o hospital realiza o tratamento e a pessoa que resgatou fica responsável por dar um lar e outros cuidados ao animal”, explica a coordenadora do HV.

Raquel informa que para realizar o cadastro no hospital, é necessário apresentar um documento de identificação com foto e um comprovante de endereço. "Para casos de atropelamento, é preciso preencher um termo de responsabilidade pelo animal e um termo de ocorrência relatando o resgate. Já para casos de maus-tratos, é necessário trazer o boletim de ocorrência aberto junto à Polícia Ambiental e preencher um termo de responsabilidade pelo animal”, complementa.

Não há lista de espera para receber atendimento. Os animais são atendidos ao chegarem no hospital e, de acordo com a gravidade, são marcados os próximos procedimentos. O convênio contempla os serviços oferecidos pelo HV, como exames, consultas, cirurgias, alimentação e medicação durante o período em que os animais estão no hospital.

Conforme a coordenadora do Hospital Veterinário há possibilidade de que a duração do convênio para esse programa seja prorrogada. “A expectativa é que seja uma parceria contínua, assim como o convênio de castração que temos desde 2009 com a PMU”, anseia Raquel Rodrigues Jesuíno.

O HV fica localizado à Avenida Mato Grosso, 3282, Bairro Umuarama. Está disponível o atendimento, por meio da parceria, apenas para animais de rua ou abandonados em situação de urgência. O horário de funcionamento do hospital é das 7h às 18h e o telefone para contato é (34) 3225-8404.

Palavras-chave: hospital veterinário animais adoção