Extensão

Escola de Educação Básica da UFU oferece aulas de dança gratuitas para comunidades interna e externa

Após um hiato de três anos, 'Projeto MOVImentARTE' está sendo retomado e recebe inscrições até 8 de maio; vagas são limitadas

Publicado em 27/04/2023 às 14:05 - Atualizado em 22/08/2023 às 17:04

Encontros ocorrerão no Anfiteatro da Eseba. (Imagem: Projeto MOVImentARTE)

A Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia (Eseba/UFU) está com inscrições abertas para o projeto de extensão “MOVImentARTE: para você movimentar o seu corpo!”. A ação vai proporcionar aulas gratuitas de diferentes estilos de dança para membros das comunidades interna e externa: dança do ventre, sapateado, dança circular, dança fitness e k-pop, além de jazz e balé para crianças. As aulas serão realizadas de forma presencial e semanalmente na própria Eseba.

O projeto

Criado em 2019, o “MOVImentARTE” se prepara para a sua segunda edição. O professor de Educação Física Bruno Gonzaga Teodoro, que atua como coordenador do projeto, explica que o objetivo era ter dado continuidade no ano seguinte, porém isso não foi possível, devido à crise sanitária causada pela covid-19. “A gente ia dar continuidade ao projeto em 2020, mas veio a pandemia e optamos por não continuar on-line. Ficou paralisado em 2020 e 2021 e quando pôde voltar, em 2022, os projetos de extensão não estavam liberados na Eseba. No final do ano teve a liberação e eu submeti o projeto, que foi aprovado e possibilitou o retorno agora em 2023”, detalha.

A ideia de criação do “MOVImentARTE” surgiu de um desejo pessoal de Teodoro, que buscava aproximar a comunidade externa da Escola de Educação Básica. Além disso, o professor revela que também possui experiência com dança e queria voltar a trabalhar com a especialidade: “A ideia foi trazer a comunidade externa da Eseba e da UFU para dentro do espaço da escola. Como eu tenho experiência com dança e conheço pessoas que também têm, a ideia foi fazer isso por meio dessas aulas.” Assim, o intuito do projeto é oferecer, de maneira contínua e gratuita, aulas tanto para membros da comunidade interna da UFU quanto para pessoas da comunidade externa, permitindo a aproximação dos dois meios.

Para Teodoro, existe um distanciamento entre os âmbitos, o que faz com que os integrantes da sociedade não percebam que os espaços da universidade também pertencem a eles. “Eu percebo que as pessoas que não são alunos da UFU ou Eseba têm uma certa resistência de achar que aquilo não é seu; por isso, a ideia é mostrar que a universidade e a escola pertencem a todos. Como é um bem público, essas pessoas também são donas desse lugar, então, o projeto busca democratizar o acesso a esses espaços”, ressalta o coordenador.

Inscrições e aulas

As inscrições para a segunda edição do “MOVImentARTE: para você movimentar o seu corpo!” estão abertas. Elas vão até as 23h59 do próximo dia 8 de maio e devem ser feitas pelo preenchimento de um formulário on-line. O interessado pode se inscrever em apenas uma modalidade, sendo que seleção ocorrerá por meio de sorteio, a ser realizado em 9 de maio.

Já as aulas terão início em 15 de maio e vão ocorrer semanalmente, das 18h às 19h, conforme cronograma do projeto, no Anfiteatro da Eseba - Rua Adutora São Pedro, 65, Bairro Aparecida. Estão aptas a participar pessoas a partir de quatro anos de idade.

Nas segundas-feiras, serão realizadas as aulas de dança do ventre; nas terças, ocorrerão as de jazz e de balé infantis; as quartas receberão os encontros de dança fitness; as quintas serão dedicadas ao sapateado e à dança circular; por fim, nas sextas-feiras as aulas serão do estilo k-pop. No caso de dias com duas modalidades de dança, uma será no horário inicial (das 18h às 19h) e a outra em sequência, das 19h às 20h.

Mais informações estão disponíveis na página do projeto no Instagram. Eventuais dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail: projetomovimentarte2023@gmail.com.

Palavras-chave: UFU Eseba dança