Pular para o conteúdo principal
Extensão

Inscrições abertas para novas turmas do projeto Afin em Patos de Minas

Curso preparatório gratuito para acesso ao Ensino Superior tem total de 150 vagas disponíveis, separadas em dois períodos; prazo de cadastro vai até esta segunda-feira, dia 17

Publicado em 03/04/2023 às 10:06 - Atualizado em 22/08/2023 às 17:04

Afin prepara estudantes para os processos seletivos de ingresso ao Ensino Superior. (Foto: Milton Santos)

O projeto Ações Formativas Integrada de Apoio ao Ingresso no Ensino Superior (Afin) recebe inscrições, até o dia 17 de abril, para suas novas turmas na cidade de Patos de Minas. O objetivo é selecionar estudantes do 3º ano e egressos do Ensino Médio, ou estudantes da última etapa da modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), todos de escolas públicas, bem como refugiados, quilombolas e indígenas.

O Afin visa ampliar o acesso de alunos de escolas públicas à universidade pública, apoiando na preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e aprimorando a formação de discentes da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), sobretudo licenciandos, por meio de experiências docentes.

O curso é inteiramente gratuito, incluindo fornecimento de material escolar, lanche e transporte público. São 150 vagas, sendo 50 para o período vespertino (das 13h30 às 17h30) e 100 para o noturno (das 18h30 às 22h30).

 

Inscrições

O procedimento é gratuito e deve ser feito de forma on-line, com preenchimento de um formulário eletrônico. A documentação necessária para fazer o cadastro está disponível no Portal de Editais e Concursos da UFU e no edital deste processo seletivo

A seleção considera aspectos socioeconômicos, conforme quadro abaixo:

O resultado parcial do processo de seleção será publicado no dia 18 de abril. 

 

Aulas

O início das aulas está previsto para o dia 24 do mesmo mês e elas serão ministradas por discentes da UFU, selecionados em edital específico, orientados por professores e técnicos administrativos em educação do quadro de servidores da universidade.

Confira os locais de realização das aulas:

  • Vespertino: Projeto Cristavo, na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS) -  Av. Brasília, 85 - Nossa Sra. Aparecida, Patos de Minas (MG); 
  • Noturno:  UFU - Bloco Alfa, situado na Rua Vereador Chico Filgueira, nº 33, salas 04 e 05 (2º andar), Bairro Caiçaras, Patos de Minas (MG).

Para mais informações, entre em contato por e-mail: sabexufu@gmail.com ou afinpatos@gmail.com.

O projeto Afin é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc), em parceria com a Prefeitura Municipal de Patos de Minas.

 

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

Palavras-chave: AFIN Patos de Minas extensão Curso preparatório enem

A11y