Graduação

Laboratório de Tecnologia em Atrito e Desgaste (LTAD) recebe novos alunos da iniciação científica

Unidade é uma das referências nacionais em Projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I)

Publicado em 17/04/2023 às 09:26 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:38

Visita guiada para os novos alunos de iniciação científica do Laboratório de Tecnologia em Atrito e Desgaste. (Fotos: Cristiane de Paula/LTAD)

A iniciação científica é considerada, por muitos pesquisadores, a base para a formação profissional, o momento de direcionamento da carreira para o aluno. O novo grupo de alunos do programa de iniciação científica (IC) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) chegou para somar aos 27 estudantes que já compõem a equipe do Laboratório de Tecnologia em Atrito e Desgaste (LTAD).

O LTAD compõe, juntamente com o Laboratório de Soldagem  (Laprosolda), uma unidade credenciada pela Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) voltada à tecnologia metalmecânica de Projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I).

O LTAD da UFU é uma das referências nacionais de PD&I. Atualmente, o laboratório conta com mais de 50 empresas parceiras. “Nós trazemos os alunos para participarem de nossas reuniões com as empresas, que, às vezes, chegam a ser semanais e, com isso, eles têm a oportunidade de conhecer o ritmo do mercado, a necessidade de cumprir metas, planejar macro e microentregas e isso é ímpar para a formação profissional”, destaca Luciano Magalhães, pesquisador do LTAD.

A qualificação junto à Embrapii habilita o laboratório a buscar parcerias e desenvolver pesquisas, dentro de linhas específicas de credenciamento para a indústria da área de metalmecânica. Os projetos atendem a indústria em diversos setores como automotivo, da agroindústria, siderúrgico e óleo e gás.  É neste ambiente que os alunos da iniciação científica vão ter a chance de complementar e desenvolver na prática o que é apresentado em sala de aula.

Estudantes vão participar diretamente de projetos de inovação tecnológica

Eles vão participar diretamente de projetos de inovação tecnológica de alto nível, acompanharão estudos, testes e discussões com empresas parceiras de todo país e terão a oportunidade de participar de um ambiente empreendedor em interações com startups e outros centros de pesquisa.

A iniciação científica é uma modalidade de pesquisa com oferecimento de bolsas de estudo. O programa de IC foi criado para os alunos de graduação como a porta de entrada para a pesquisa e desenvolvimento, trazendo uma sólida bagagem técnica e uma aplicação prática da teoria ensinada no curso.

A oportunidade oferecida pela iniciação científica pode ser o diferencial para o aluno que deseja seguir carreira acadêmica, de pesquisa ou até para o mercado de trabalho. “O que eu considero muito importante nesta etapa da graduação, e que o aluno de iniciação científica tem aqui no LTAD, é a grande chance de conseguir um bom estágio, uma vez que ele adquiriu experiência prática e teórica (além de ‘engrossar’ seu currículo), e isso é muito bom para a carreira”, completa o pesquisador.

Palavras-chave: iniciação científica Laboratório LTAD mecânica visita guiada