Parceria

Pesquisador sueco apresenta desenvolvimentos em superligas a pesquisadores da UFU

Joel Andersson é uma das referências mundiais da área

Publicado em 06/04/2023 às 12:11 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:38

Principal tema abordado foi a aplicação de superligas no setor aeroespacial. (Foto: Divulgação/LTAD)

A vinda do pesquisador Joel Andersson, da University West em Trollhättan, à Faculdade de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Uberlândia (Femec/UFU) foi uma iniciativa do professor Américo Scotti, dos laboratórios para Desenvolvimento de Processos de Soldagem (Laprosolda) e de Tecnologia em Atrito e Desgaste (LTAD), que compõem a unidade Femec/UFU da Empresa Brasileira de Pesquisa de Inovação Industrial (Embrapii).

O tema principal abordado foi a aplicação de superligas no setor aeroespacial. Joel Andersson é professor de Ciência de Materiais, diretor de Tecnologia de Produção na University West, em Trollhättan, Suécia. O pesquisador é uma das referências mundiais da área de soldagem e manufatura aditiva de superligas submetidas a alta temperatura. Atualmente, ele supervisiona pesquisadores, doutores e estudantes em áreas de pesquisas em soldagem.

Um dos destaques foram as pesquisas envolvendo superligas de níquel e o  comportamento desses materiais em processos especiais de soldagem para o uso do setor aeroespacial. Outro ponto foi a comparação da performance desses materiais produzidos por técnicas convencionais e manufatura aditiva. Participaram da palestra os pesquisadores, técnicos, alunos e profissionais do Laprosolda e do LTAD.

A vinda do pesquisador sueco faz parte da busca de parcerias internacionais dos laboratórios da unidade Femec/UFU da Embrapii. Os laboratórios da unidade são referência nacional em inovação tecnológica nas áreas de soldagem, manufatura aditiva (impressão em 3D), atrito e desgaste nos setores mineral, automotivo, agroindustrial e de energia, com destaque para a área de óleo e gás. Após a palestra, o pesquisador Joel Andersson conheceu algumas das linhas de pesquisas desenvolvidas e a infraestrutura dos dois laboratórios da UFU.

Palavras-chave: palestra solda superligas Engenharia Mecânica