Cultura

Professora da UFU é a nova presidente da Associação Cultural do Arquivo Público Mineiro

Betânia Laterza, docente do Campus Pontal, toma posse nesta sexta-feira, 14 de abril, em Belo Horizonte

Publicado em 13/04/2023 às 12:19 - Atualizado em 22/08/2023 às 17:04

Acontece nesta sexta-feira, 14 de abril, a cerimônia de posse da nova diretoria da Associação Cultural do Arquivo Público Mineiro, que terá como presidente Betânia de Oliveira Laterza Ribeiro, professora da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). A cerimônia acontece às 18 horas, na sede do Arquivo Público Mineiro (APM), em Belo Horizonte.

Betânia Laterza (Foto: Arquivo ICHPO)

A professora Betânia é vinculada ao curso de Pedagogia, do Instituto de Instituto de Ciências Humanas do Pontal (ICHPO), e atua também no Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação (PPGED/Faced). Para ela, assumir a associação promove a integração da universidade com outros setores da sociedade: “Represento a universidade pública, a docência e a região do Triângulo Mineiro numa das instituições mais antigas de Minas Gerais.”

Fundado em 1895, o Arquivo Público Mineiro, de fato, é uma das instituições governamentais mais antigas de Minas Gerais e, desde 1938, está sediado em um belo casarão do Século XIX, em Belo Horizonte. A instituição tem a responsabilidade de conservar, revitalizar e disponibilizar documentos e materiais relevantes para a história mineira, incluindo registros, leis, fotos e mapas, alguns datando do Século XVII.

A Associação Cultural atua no apoio e auxílio das atividades do APM.

Posse

A posse será realizada na sede do Arquivo Público Mineiro. Endereço: Av. João Pinheiro, 372, Bairro Lourdes, Belo Horizonte.

A atividade será realizada a partir das 18 horas desta sexta-feira, 14 de abril.

A solenidade terá transmissão via internet. Acompanhe, no link abaixo:

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

Palavras-chave: Arquivo Público Mineiro Pontal Betânia Laterza