Abril registra desaceleração no IPC, mas cesta básica sofre aumento

Batata e leite foram alimentos que sofreram as maiores altas nos preços, enquanto destaque de redução no IPC ficou por conta dos combustíveis veiculares

Publicado em 22/05/2023 às 14:27 - Atualizado em 22/08/2023 às 17:04

O Centro de Estudos, Pesquisas e Projetos Econômico-Sociais (Cepes) divulgou na última quinta-feira (18), o Boletim do Índice de Preços ao Consumidor de Uberlândia (IPC-Cepes), referente ao mês de abril de 2023. O índice registra variação de 0,45%, 27 pontos percentuais (p.p) a menos em comparação ao registrado no mês anterior (0,72%). A variação acumulada até o momento no ano de 2023 é de 2,43% e a acumulada em 12 meses é de 2,51%.

Dentre os nove grupos pesquisados, sete tiveram alta em abril, destacando-se em impacto os de “Alimentação e Bebidas”, “Saúde e Cuidados pessoais”  e “Habitação”. No grupo "Alimentação e Bebidas", o item “Leite e Derivados” foi o que apresentou maior aumento no período (3,90% e impacto de 0,10 p.p.).

Por outro lado, os grupos “Transportes”, “Comunicação” e “Vestuário” foram os únicos que sofreram baixas nos preços. Com barateamento de 2,01%, os combustíveis veiculares tiveram o principal recuo de preços, provocando um impacto de -0,11 p.p. no índice.

Cesta Básica de Alimentos (CBA)

Ainda na quinta (18), o Cepes também divulgou o Boletim da Cesta Básica de Alimentos em Uberlândia. Em abril, o valor da CBA foi de R$ 664,84, sofrendo um aumento de 0,77% em relação ao mês anterior, em que custava R$ 659,74. Para conseguir pagá-la, o trabalhador deve realizar 112 horas e 29 minutos de serviço, cerca de uma hora a mais em comparação ao tempo registrado no mês anterior.

Batata foi o item da Cesta Básica que mais encareceu no mês passado. (Imagem: Pixabay)

Dos 13 alimentos presentes na cesta básica, nove sofreram aumento em seu preço, com destaque para a batata, com 8,94% de aumento, e o leite, com 6,33%. Apenas quatro produtos alimentícios tiveram um decréscimo em seu custo; são eles: banana, óleo, tomate e arroz. Dentre estes, a banana foi o item que com maior redução de preço, caindo 7,70% em comparação a março.

O preço da cesta chegou ao mês de abril a 51% do salário mínimo recebido no país (R$ 1.302,00). Além disso, o relatório também mostra o salário mínimo necessário para que o trabalhador se mantenha na cidade de Uberlândia. O cálculo usa como base o valor da CBA para uma família com dois adultos e duas crianças (ou três adultos), cerca de R$ 5.585,34 para se manter. O salário mínimo no país equivale a apenas 23,31% do valor encontrado pela pesquisa.

Confira as publicações mais recentes do Centro de Estudos, Pesquisas e Projetos Econômico-Sociais da Universidade Federal de Uberlândia em: http://www.ieri.ufu.br/cepes/pesquisa/publicacoes.

Palavras-chave: IPC-CEPES CBA-Cepes