Pular para o conteúdo principal
Reconhecimento

UFU outorga Título de Mérito Universitário à professora Marlene Colesanti

Sessão pública do Conselho Universitário, para entrega da honraria, acontece na sexta-feira (12/5), às 19h, no Campus Santa Mônica

Publicado em 05/05/2023 às 11:55 - Atualizado em 22/08/2023 às 17:04

O Conselho Universitário da Universidade Federal de Uberlândia (Consun/UFU) – órgão máximo de função normativa, deliberativa e de planejamento da instituição –, realiza na próxima sexta-feira, 12 de maio de 2023, a sessão especial para a Outorga do Título de Mérito Universitário à professora e pesquisadora Marlene Teresinha de Muno Colesanti, do Instituto de Geografia (IG).

Por maioria absoluta, em reunião realizada em 31 de março de 2023, o Consun aprovou a outorga do título proposto pela direção da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e Design (FAUeD/UFU). Assinada por onze docentes da FAUeD – e também aprovada por maioria absoluta em seu conselho interno –, a proposição surgiu da iniciativa dos primeiros colegas de trabalho de Colesanti na UFU, nos anos de 1980, no antigo “CEHAR”, unidade acadêmica comum dos atuais Instituto de Geografia e a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e Design. “Estas áreas do conhecimento já pertenceram e se agruparam, no passado, em um único centro – o Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CEHAR) –; portanto, as interfaces acadêmicas e administrativas já existiram, oportunizaram e influenciaram as ações e atividades que estão registradas no rico currículo acadêmico/científico da professora Marlene Colesanti”, registrou o conselheiro, autor do parecer aprovado pelo Consun, José Antônio Galo, docente do Instituto de Ciências Biomédicas (Icbim/UFU).

“A Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e Design pensa o processo da urbanização e, com isso, teve muita oportunidade de trabalhar com a professora Marlene, pensando a cidade, os problemas da cidade, a mobilidade, a beleza, o acolhimento da cidade e também seus aspectos hidrográficos, da limpeza, do destino do lixo; todas essas questões”, ressaltou o ex-reitor da UFU, Nestor Barbosa de Andrade, que dirigiu a instituição entre os anos de 1992 e 1996. Como chefe de gabinete da universidade no período, prosseguiu Andrade, a professora Marlene Colesanti participou ativamente de diversas ações acadêmicas, administrativas e políticas, com importantes desdobramentos em âmbito local e regional, ao mesmo tempo em que sempre apreciou e cultivou ótimos relacionamentos com colegas de trabalho.

“Marlene sempre foi uma pessoa afetuosa, simples e que faz questão de trazer para seu convívio as pessoas com quem ela tem interação maior no trabalho”, disse o ex-reitor da UFU. “Se paira para ela a questão da justiça social, ela sempre quis mais e melhores oportunidades para todos, além de ser uma pessoa com uma fundamentação social grande e muito atenta ao meio ambiente, à questão climática, preocupada com a preservação, com a sustentabilidade; e isso é muito difuso, isso na vida, na epiderme dela, seja na vida no bairro, na convivência com vizinho, na participação de uma prefeitura do campus pra tratar a arborização da universidade, seja apoiando um vereador e se reunindo pra conferir uma plataforma mais ampla de uma candidatura, seja participando de uma política de nível maior, ela sempre está pontilhando muito em cima dessas questões, em âmbitos diferentes, de grandezas diferentes, mas com um pragmatismo que sempre me impressionou”, concluiu Nestor Barbosa de Andrade.

 

Marlene Colessanti em sua biblioteca: 'Eu sempre quis continuar sendo UFU para mostrar a todos, onde quer que eu fosse, que eu era UFU. Todos devemos ter essa relação com a sociedade, com a comunidade.' (Fotos: Fabiano Goulart)

 

Mérito Universitário

Previsto no Estatuto da UFU, o Mérito Universitário é concedido a membro da comunidade que se tenha distinguido por relevantes serviços prestados à academia, como se constata na trajetória acadêmica da professora Marlene Colesanti. Em julho de 1979, após ingressar na recém-federalizada Universidade de Uberlândia, então professora de Estudos dos Problemas Brasileiros, Colesanti participou ativamente na criação dos cursos de Geografia e de História, quando passou a integrar o corpo docente do então recém-criado Departamento de Geografia e continuou seus trabalhos de docência e pesquisa na instituição.

“Em 1997, já tendo concluído o seu doutoramento, foi eleita como a primeira coordenadora do recém-criado Programa de Pós-Graduação em Geografia [PPGEO], de 1997 a 2002, e novamente nos períodos de 2003 a 2004. É inegável a contribuição da professora Marlene Colesanti no processo administrativo da UFU, haja vista a sua atuação como diretora do Instituto de Geografia (IG) em dois sucessivos mandatos – de 2005 a 2013 –, bem como o desdobramento destas funções – coordenação de programa de pós-graduação e direção de unidade acadêmica –, na composição vinculada aos conselhos superiores onde se debatem, apreciam e aprovam as políticas para o desenvolvimento institucional”, como registrado no processo apreciado e aprovado pelo Consun.

Colesanti integrou Conselhos da Administração Superior da UFU, bem como os Conselhos de Desenvolvimento Ambiental e Orçamento Participativo do Município de Uberlândia entre 2001 e 2004. Em âmbito estadual, sua atuação se estende à participação efetiva no Conselho Estadual de Educação (2002 a 2005) e no Conselho de Desenvolvimento Regional e Política Urbana (2008 a 2014).

 

Sessão pública do Conselho Universitário, para entrega do título, acontece na sexta-feira, 12 de maio, às 19 horas, no Campus Santa Mônica

 

A outorga

A sessão do Conselho Universitário para a outorga do Mérito Universitário, aberta ao público, acontece às 19 horas da próxima sexta-feira, 12 de maio, no auditório do Bloco 3Q do Campus Santa Mônica, e será presidida pelo reitor Valder Steffen Junior, que fará a entrega da honraria.

 

Novos caminhos

Hoje, desfrutando do aconchego do lar na companhia de familiares e amigos, Marlene faz questão de lembrar que, no interior da sua casa, em dias de sol forte, a temperatura registra 10 graus a menos que no ambiente externo, graças ao telhado ecológico onde são cultivadas plantas ornamentais e medicinais. Dos mais de 28 países nos quais esteve entre congressos e seminários, guarda lembranças da atividade acadêmica que, oficialmente, concluiu em 1º de março deste ano de 2023, como professora Titular, ao completar 43 anos, 8 meses e 13 dias de estudos, pesquisas, orientações, ensinamentos e aprendizados na UFU – e em Uberlândia –, instituição e cidade que, ao invés da iniciativa privada e de outros tantos lugares possíveis, escolheu para trabalhar e viver.

“Agora só falta uma tese de um orientando que está para ser defendida em breve. Aí encerra. Eu sempre quis continuar sendo UFU, para mostrar a todos, onde quer que eu fosse, que eu era UFU. Todos devemos ter essa relação com a sociedade, com a comunidade”, disse a homenageada, que recebeu com surpresa o Título de Mérito Universitário da UFU.

 

Um registro

Em seu memorial de defesa para o cargo de professora Titular da UFU, Marlene Colesanti registrou que “Com o passar dos anos o conhecimento acumulado não é mais o objetivo final. Aos poucos, a sabedoria vai crescendo como elemento que liga a ciência a essência da vida. [...]. Certo é que a vida segue sempre seus rumos. A cada dia mais um passo, assim como tem sido todos esses anos.”

 

 

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

Palavras-chave: Mérito Univertiário Marlene Colesanti Instituto de Geografia FAUeD UFU

A11y