Planejamento

Ação antes da tempestade: veja como implementar a Gestão de Riscos na UFU

Seu setor está preparado e alinhado à Política de Gestão de Riscos?

Publicado em 30/06/2023 às 08:17 - Atualizado em 22/08/2023 às 17:04

Numa manhã tranquila de terça-feira, um computador falha no Setor de Tecnologia da Informação, um experimento químico gera um resultado inesperado no laboratório de ciências, ou uma tempestade repentina inunda um arquivo repleto de documentos importantes. Será que esses riscos foram considerados? Seu setor está preparado para lidar com isso?

Na Universidade Federal de Uberlândia (UFU), a preparação e prevenção desses cenários não é apenas uma questão de prudência, mas uma responsabilidade estabelecida na Política de Gestão de Riscos da instituição. Mas quão familiarizados estamos com essa política? Como ela é implementada em cada setor da UFU? Vamos explorar a trajetória da gestão de riscos na UFU e informar como cada setor esteja em conformidade com essas diretrizes.

Criação da Política de Gestão de Riscos na UFU

Em 2017, a universidade reconheceu a necessidade de um gerenciamento de riscos sólido e instituiu o seu Comitê de Governança, Gestão de Riscos e Controles e Integridade. Este comitê tem como objetivo principal desenvolver e promover as estratégias e ações relacionadas à gestão de riscos, garantindo uma operação segura e eficiente em todos os setores da universidade.

No mesmo ano, a UFU estabeleceu a Política de Gestão de Riscos, que foi posteriormente revisada em 2018. Esta política introduziu o conceito de matriz de riscos, medidos pelo impacto e probabilidade.

Entendendo a Matriz de Riscos

A matriz de riscos é um instrumento fundamental para a gestão de riscos na UFU. É calculada multiplicando a probabilidade de ocorrência de um evento pelo impacto que esse evento poderia ter. A probabilidade e o impacto são categorizados como:

• Muito baixa;
  • Baixa;
  • Média;
  • Alta;
  • Muito alta.

A partir da análise destas categorias, e da relação entre probabilidade e impacto, é possível estabelecer o índice de risco. Por exemplo, uma ocorrência com probabilidade baixa (2 pontos) e impacto médio (3 pontos) terá um risco moderado (2 x 3 = 6 pontos).

Confira o quadro geral da Matriz de Riscos estabelecido na Política de Gestão de Riscos da UFU:

Dessa forma, a matriz de riscos permite avaliar de maneira objetiva os riscos potenciais, dando à UFU a capacidade de desenvolver estratégias apropriadas para o tratamento desses riscos.

Implementação da Política de Gestão de Riscos em Setores da UFU

Vários setores da universidade já implementaram a Política de Gestão de Riscos, incluindo: Diretoria de Processos Seletivos (DIRPS), Diretoria de Compras e Licitações (DIRCL), Diretoria de Pós-Graduação (DIRPG), Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC), entre outros. Para esses e todos os outros setores, a implementação da gestão de risco requer o preenchimento dos seguintes documentos: Fluxograma de processos finalísticos e a Planilha “Mapas de Riscos”.

Estes documentos permitem que cada setor observe suas atividades fins e identifique possíveis riscos. Confira tutorial produzido pela universidade e veja como implemetar a Gestão de Riscos no seu setor:

Precisa de apoio?

Para obter mais informações sobre a implementação da política de riscos da UFU, entre em contato pelo e-mail cogori@reito.ufu.br ou acesse a página oficial do Comitê de Governança, Gestão de Riscos e Controles e Integridade.

Palavras-chave: gestão de riscos