Brasília

Andifes quer fim do envio de lista tríplice ao MEC para nomeação de reitores

Proposta de mudança na regulamentação já foi apresentada pela entidade aos ministros Camilo Santana (Educação) e Alexandre Padilha (Relações Institucionais)

Publicado em 13/07/2023 às 15:12 - Atualizado em 22/08/2023 às 17:04

Encontro da comitiva da Andifes com ministro Camilo Santana (ao centro). (Fotos: Reprodução Instagram/@andifesoficial)

Nesta quarta-feira (12/7), o presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), reitor Ricardo Marcelo Fonseca (UFPR), e o vice-presidente, reitor Dácio Roberto Matheus, apresentaram ao ministro da Educação, Camilo Santana, a proposta de mudança na legislação da escolha de reitores das universidades federais. O texto, que também foi apresentado ao ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, prevê que, no lugar da lista tríplice, sejam encaminhados ao Ministério da Educação apenas os nomes do reitor e do vice-reitor eleitos pela comunidade acadêmica.

A proposta está sendo tratada com a assessoria do deputado Patrus Ananias (PT/MG), relator do Projeto de Lei que disciplina, entre outros pontos, a escolha de reitores das universidades federais (PL 2699/2011).

O texto, construído pela comissão de Autonomia da Andifes, foi debatido e aperfeiçoado pelo Conselho Pleno, reunido no último dia 23 de junho. Na ocasião, o presidente Ricardo Marcelo avaliou a decisão como “histórica”.

Pela proposta, o processo de eleição e a definição do peso de cada voto serão regulamentado pelos colegiado máximo de cada universidade, observada a autonomia universitária.

Reitores Ricardo Marcelo e Dácio Matheus (à direita), em audiência com Alexandre Padilha

>>> Conheça a proposta na íntegra

Palavras-chave: Andifes MEC proposta autonomia nomeações reitores Lista tríplice