Pular para o conteúdo principal
Brasília

Andifes quer fim do envio de lista tríplice ao MEC para nomeação de reitores

Proposta de mudança na regulamentação já foi apresentada pela entidade aos ministros Camilo Santana (Educação) e Alexandre Padilha (Relações Institucionais)

Publicado em 13/07/2023 às 15:12 - Atualizado em 22/08/2023 às 17:04

Encontro da comitiva da Andifes com ministro Camilo Santana (ao centro). (Fotos: Reprodução Instagram/@andifesoficial)

 

Nesta quarta-feira (12/7), o presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), reitor Ricardo Marcelo Fonseca (UFPR), e o vice-presidente, reitor Dácio Roberto Matheus, apresentaram ao ministro da Educação, Camilo Santana, a proposta de mudança na legislação da escolha de reitores das universidades federais. O texto, que também foi apresentado ao ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, prevê que, no lugar da lista tríplice, sejam encaminhados ao Ministério da Educação apenas os nomes do reitor e do vice-reitor eleitos pela comunidade acadêmica.

A proposta está sendo tratada com a assessoria do deputado Patrus Ananias (PT/MG), relator do Projeto de Lei que disciplina, entre outros pontos, a escolha de reitores das universidades federais (PL 2699/2011).

O texto, construído pela comissão de Autonomia da Andifes, foi debatido e aperfeiçoado pelo Conselho Pleno, reunido no último dia 23 de junho. Na ocasião, o presidente Ricardo Marcelo avaliou a decisão como “histórica”.

Pela proposta, o processo de eleição e a definição do peso de cada voto serão regulamentado pelos colegiado máximo de cada universidade, observada a autonomia universitária.

 

Reitores Ricardo Marcelo e Dácio Matheus (à direita), em audiência com Alexandre Padilha

 

>>> Conheça a proposta na íntegra

 

Palavras-chave: Andifes MEC proposta autonomia nomeações reitores Lista tríplice

A11y