Pesquisa

Pesquisa da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e Design da UFU tem resultados apresentados em congresso internacional da área

Desenvolvido no âmbito do projeto MORA, estudo busca promover a resiliência de moradias sociais

Publicado em 28/07/2023 às 16:48 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:38

Pesquisa foi apresentada pela professora Simone Villa, coordenadora do projeto. (Imagem: Arquivo pessoal)

A Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e Design da Universidade Federal de Uberlândia (FAUeD/UFU) marcou presença e recebeu reconhecimento no UIA World Congress Of Architects, o maior evento de arquitetura e urbanismo do mundo, que teve como sede em 2023 a cidade de Copenhague, na Dinamarca.

O congresso, que aconteceu entre os dias 2 e 6 de julho, reuniu cerca de 6 mil profissionais e pesquisadores da área de 135 países, contando com 150 sessões e a apresentação de 250 pesquisas sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (SDGs, na sigla em inglês).

A professora Simone Villa, apresentou os resultados da pesquisa intitulada "CASA RESILIENTE", promovida pelo projeto de extensão [MORA] Pesquisa em Habitação da FAUeD/UFU, do qual Villa é coordenadora. O estudo tem como objetivo identificar e disponibilizar estratégias projetuais para reformas e intervenções em moradias sociais, com o propósito de promover sua resiliência. As informações coletadas durante a pesquisa serão disponibilizadas em ambiente digital multiplataforma, visando beneficiar arquitetos, prestadores de serviço e moradores.

A pesquisa foi realizada em co-autoria com duas alunas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/UFU) do curso de Arquitetura e Urbanismo e será publicada pela editora Springer, como parte de uma série de capítulos especiais do evento. Intitulado “Regra de Resiliência em Habitação Social: Proposta de Avaliação de Estudo de Caso na Cidade de Uberlândia/Brasil”, o trabalho foi desenvolvido por Simone Villa, Isadora Pena e Maria Clara Barbosa

A pesquisa é financiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFU (PROPP/UFU).

Palavras-chave: pesquisa FAUeD uia world congress of architects