9ª edição da PARALELA recebe inscrições em dois tipos de convocatórias

Plataforma de arte será realizada no mês de outubro, em Uberlândia; chamamentos estão abertos para oficinas, trabalhos artísticos e uma maratona de criação de dança

Publicado em 08/08/2023 às 12:39 - Atualizado em 22/08/2023 às 17:04

'`À escuta', performance da artista Carolina Minozzi (SP) foi selecionada na convocatória da 8ª edição da PARALELA, em 2022. (Foto: Bruna Brunu)

Vem aí mais uma edição do projeto PARALELA - Plataforma de Arte. Em seu nono ano de realização, ele ocorerá nos próximos dias 2 e 7 de outubro, na cidade de Uberlândia (MG). O evento acontece todos os anos e tem como objetivo promover diálogos, mostra artística e oficinas sobre dança, além de artes do corpo com artistas nacionais e locais. Desta vez, será possível participar do evento de duas maneiras: por meio da convocatória, que selecionará duas oficinas e quatro trabalhos artísticos; e em outra convocação, a da "PARAtona".

A participação por meio da primeira convocatória funcionará da seguinte maneira: artistas de Uberlândia e região poderão submeter seus trabalhos; serão selecionados quatro trabalhos artísticos para fazer parte da programação do evento, sendo duas propostas apresentadas por artistas residentes em Uberlândia e outras duas por artistas de outras localidades. Também serão selecionadas duas propostas de oficinas que tenham, no mínimo, nove horas de duração. Tanto os trabalhos artísticos quanto as oficinas ocorrerão presencialmente em Uberlândia, no mês de outubro.

Os trabalhos vencedores receberão as seguintes premiações: no caso dos artistas de Uberlândia, o cachê será no valor de R$ 2.000; já para os trabalhos de artistas de outras regiões, sobre para R$ 3.000. Quanto às oficinas, receberão um pró-labore, no valor de R$ 1.500. É importante destacar que os trabalhos devem ser enviados por pessoas maiores de idade e será necessário apresentação de nota fiscal de Pessoa Jurídica para o recebimento dos valores das premiações. O resultado será divulgado dia 9 de setembro, nos canais de comunicação oficial da PARALELA.

Em 2022, o trabalho selecionado para o Prêmio PARALELA foi 'Pedaço de Terra', das artistas Ana Pi Videira (MG) e Gabriela Paes (MG). (Foto: Roberto Camargos)

Já a segunda maneira de participar do evento é pela convocação para a PARAtona, que consiste em uma maratona de criação de dança, onde os participantes terão que produzir uma proposta de trabalho inédita, a ser apresentada durante o evento. Serão selecionados grupos de três a sete integrantes, que deverão apresentar informações sobre os seus currículos e também sobre os trabalhos individuais. Para a segunda fase, que ocorrerá no dia 20 de agosto no Campus Santa Mônica, com duração de 10 horas seguidas, serão selecionados até cinco grupos.

Ao final da PARAtona, dois grupos serão premiados com os valores de R$ 3.500,00 para executarem suas respectivas apresentações na PARALELA. “A PARAtona é uma forma de inovarmos no processo de seleção em ações de criação em dança e é o formato escolhido para o 3º Prêmio PARALELA de Criação em Dança. O nosso desejo é que artistas, estudantes de arte, técnicas e técnicos nas áreas artísticas, produtoras e produtores culturais ou pessoas de diversas áreas de atuação e que se interessem por processos artísticos possam se reunir e construir ideias”, comenta Alexandre Molina, coordenador da mostra.

Vale lembrar que a PARAtona só poderá ser disputada em grupos, coletivos ou agrupamentos de pessoas, e não há necessidade de serem um grupo formal e/ou com integrantes que já tenham trabalhado juntos anteriormente.

Inscrições

Para os interessados em participar da nona edição da PARALELA, fica o aqui o aviso/alerta: é necessário se inscrever, até 3 de setembro, preenchendo o formulário disponível no site: paralelaplataformadearte.com.br/convocatoria.

Já quanto aos grupos interessados em participar da PARAtona, as inscrições vão apenas até 13 de agosto, próximo domingo. O procedimento deve ser realizado no formulário on-line acessível em: www.paralelaplataformadearte.com.br/paratona.

PARALELA

O projeto PARALELA foi criado no ano de 2015, com o intuito de compartilhar as atividades desenvolvidas pelos alunos do curso de bacharelado em Dança da Universidade Federal de Uberlândia, mais especificamente da disciplina "Práticas em Danças II: performances do corpo e gestão e produção cultural".

Desde então, a PARAELA vem se destacando, sendo uma espécie de intercâmbio cultural de arte, juntando pessoas, lugares e fortalecendo relações do pensar e fazer na contemporaneidade. Atualmente, o projeto é reconhecido e incentivado pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PMIC), Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura Municipal de Uberlândia e Instituto de Artes (Iarte/UFU).

Palavras-chave: IARTE dança projeto mostra Paralela PARAtona