Docente propõe, em livro, mais uma possibilidade de alfabetizar

Obra é resultado de pesquisa de doutorado

Publicado em 04/08/2023 às 09:14 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:38

Na proposta, a alfabetização se dá por meio de gêneros que circulam na sociedade em vez de cartilhas e livros didáticos. (Foto: Freepik)

Mais uma possibilidade de ensinar a leitura e a escrita. Esta é a proposta do livro “Alfabetização em quatro eixos: O contexto extratextual, a leitura, o texto gráfico e a palavra”, que será lançado nesta sexta-feira, 4/8, na Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia (Eseba/UFU).

“Trata-se do desenvolvimento de uma nova possibilidade de alfabetização (ensino da leitura e da escrita), por meio de gêneros que circulam na sociedade ao invés de cartilhas e livros didáticos. A proposta parte sempre de textos para o desenvolvimento do trabalho e não das partes menores da escrita como se vê comumente”, explica Márcia Martins de Oliveira Abreu, autora do livro.

A obra é fruto da pesquisa de doutorado realizada por Márcia Abreu iniciada em 2015 no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED), na Faculdade de Educação (Faced) da UFU. A tese, de 487 páginas divididas em dois volumes, foi defendida em 2019.

“Após o processo de doutoramento, fui gestando a transformação da tese em livro e depois de muito reformular consegui reunir no livro o que era essencial, o coração da tese na obra”, conta a docente. Lançada pela Pedro & João Editores, ela tem 266 páginas e ilustrações coloridas.

A publicação tem como público-alvo professores de alfabetização dos anos iniciais do ensino fundamental. “E também pesquisadores e interessados nas temáticas do desenvolvimento da linguagem (oral e escrita), da literatura e do ensino da língua escrita”, acrescenta a autora.

Este é o segundo livro de Márcia Abreu. O primeiro, “Ensino Fundamental de nove anos: implicações no processo de alfabetização e letramento”, contou com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).

O lançamento de “Alfabetização em quatro eixos”, será às 19h.  A Eseba está localizada na R. Adutora São Pedro, 40 - Bairro Nossa Sra. Aparecida, Uberlândia.

Palavras-chave: livro docente alfabetização escrita leitura Eseba lançamento