Carreira

Nove editais da UFU com vagas para professores visitantes estão em andamento

Inscrições podem ser realizadas até a tarde do próximo dia 31 de agosto

Publicado em 11/08/2023 às 12:10 - Atualizado em 31/08/2023 às 17:43

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) realiza processos seletivos simplificados com vistas à contratação de professores visitantes para atuar nos campi de Uberlândia, Monte Carmelo e Ituiutaba. São ofertadas nove vagas nas seguintes Unidades Acadêmicas: Instituto de Ciências Agrárias; Faculdade de Computação; Física; Faculdade de Medicina Veterinária; Faculdade de Educação Física e Fisioterapia; e Faculdade de Administração, Ciências Contábeis, Engenharia de Produção e Serviço Social. Além dos docentes brasileiros, as vagas podem ser preenchidas por professores pesquisadores estrangeiros.

Os aprovados serão contratados em regime de dedicação exclusiva (40 horas semanais) e terão a oportunidade de ministrar aulas, apoiar programas de pós-graduação e demais atividades de ensino, pesquisa e extensão da UFU.

Os pré-requisitos para participar dos processos seletivos estão disponíveis em editais específicos. Confira as informações de vagas, áreas de atuação e link para cada processo seletivo na tabela abaixo:

Unidade Acadêmica Edital Campus Área Informações
Faculdade de Administração, Ciências Contábeis, Engenharia de Produção e Serviço Social (Faces) 118/2023 Pontal, Ituiutaba (MG) Engenharia Mecânica
Faculdade de Computação (Facom) 120/2023 Santa Mônica, Uberlândia (MG) Ciência da Computação
Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (Faefi) 113/2023 Educação Física, Uberlândia (MG) Fisioterapia
Faculdade de Medicina Veterinária (Famev) 117/2023 Umuarama e Glória, Uberlândia (MG) Ciências Agrarias / Medicina Veterinária
Instituto de Ciências Agrárias (Iciag) 121/2023 Campus Glória, Uberlândia (MG) Hidrologia e Drenagem
Instituto de Ciências Agrárias (Iciag) 119/2023 Glória, Uberlândia (MG) Ciências Agrárias
Instituto de Ciências Agrárias (Iciag) 125/2023 Monte Carmelo, Monte Carmelo (MG) Recursos Florestais e Engenharia Florestal / Silvicultura
Instituto de Física (Infis) 114/2023 Monte Carmelo, Monte Carmelo (MG) Física / Física Médica
Instituto de Física (Infis) 124/2023 Santa Mônica, Uberlândia (MG) Física (Subáreas: Física da Matéria Condensada, Física Estatística e Métodos Matemáticos, Ótica e Fotônica, Informação Quântica)

Inscrições

Os interessados devem ficar atentos ao período de inscrições, com início às 15 horas do dia 16/08/2023 e término às 14h59 de 31/08/2023. O procedimento pode ser feito de forma presencial na Unidade Acadêmica responsável pela vaga ou por e-mail, conforme estabelecido nos editais específicos.

Além disso, é necessário o pagamento de uma taxa de inscrição de R$ 190,00 (cento e noventa reais). Este valor deve ser pago na rede bancária, por meio da Guia de Recolhimento da União (GRU), até o último dia do período de inscrições.

Remuneração

A remuneração para os selecionados será estabelecida de acordo com sua qualificação e experiência. Adicionalmente, os contratados receberão um auxílio-alimentação no valor de R$ 658,00. As faixas salariais, conforme a classe e o nível do profissional, são:

• Classe C (Adjunto) nível 1: R$ 12.862,13;
  • Classe D (Associado) nível 1: R$ 18.085,19;
  • Classe E (Titular) nível único: R$ 22.377,72.

O contrato terá um prazo inicial não superior a 1 ano, com possibilidade de prorrogação até 2 anos.

Para mais informações sobre o cronograma do processo seletivo e o formato de seleção, os candidatos devem acessar o edital com as condições gerais ou as páginas específicas de cada seleção – veja na tabela acima.

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

Palavras-chave: professor visitante DIRPS Progep Prograd Propp processo seletivo