Comunicação

Novo Portal Comunica UFU une tecnologia e acessibilidade em prol da informação e transparência

Mudança no canal de comunicação reflete o compromisso da universidade em evoluir sem perder sua essência

Publicado em 28/08/2023 às 08:33 - Atualizado em 14/09/2023 às 08:19

Novo Comunica destaca acessibilidade, informação e imagens do cotidiano universitário. (Foto: Milton Santos)

A porta de entrada da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) no ambiente digital está de cara nova. A versão reformulada do Portal Comunica UFU foi ao ar nesta terça-feira, 29 de agosto. O canal de comunicação da UFU renova-se em design e conteúdo, mantendo a tradição e compromisso com a informação e com a comunidade.

Renata Neiva, diretora de Comunicação Social da UFU, evidencia o novo visual do portal e o aspecto informativo do site. "O novo Comunica é mais funcional e visualmente mais atrativo. As imagens têm mais destaque. Assim como os vídeos. Mantemos, no entanto, nosso conteúdo de qualidade atualizado diariamente”. O compromisso do site em vincular as reportagens à agenda global dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) é outra novidade disponível no Comunica.

Prestes a completar 10 anos, o Comunica (criado em janeiro de 2014), demonstra relevância também pelo número de acessos. Somente no primeiro semestre de 2023, o site recebeu mais de 1,1 milhão de visualizações.

Estrutura do Comunica

Em sua nova roupagem, o portal de notícias da UFU apresenta uma série de editorias projetadas para informar de maneira ainda mais eficaz. Conheça algumas delas:

• Acontece na UFU: Notícias e publicações sobre os acontecimentos cotidianos da universidade;
  • Podcasts: Histórias, entrevistas e debates em formato sonoro, trazendo uma nova dimensão à divulgação das atividades da universidade;
  • Comunica Ciência: reportagens sobre descobertas, inovações e pesquisas que colocam a UFU na vanguarda do conhecimento acadêmico;
  • Eventos, Editais e Comunicados: Mantenha-se informado sobre as principais atividades, os processos seletivos e anúncios oficiais;
  • UFU na Mídia: Veja como a universidade está sendo retratada em diversos meios de comunicação;
  • UFU em Vídeos: Uma janela audiovisual para a vida na UFU. Relatos, entrevistas e produções que trazem a universidade ainda mais perto de você;
  • UFU em Imagens: apresenta galeria de fotos de eventos e atividades realizadas nos campi da universidade.

A comunidade universitária pode contribuir com a publicação de informações para as diversas editorias. Basta enviar solicitação de publicação via formulário on-line.

Comunica abre caminho

Mãos segurando um aparelho celular em que se vê o novo layout do Comunica UFU
Portal Comunica registrou 1,1 milhão de acessos nos seis primeiros meses de 2023; 72% das visualizações foram via celular. (Foto: Canva)

A recente reformulação do portal, resultado da parceria entre o Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) e a Diretoria de Comunicação Social (Dirco), entrega um site mais responsivo e adaptado para todas as plataformas. O novo formato abre caminho para a reformulação de outros sites da UFU.

Aline Ramos, coordenadora da Divisão de Websites, detalha o novo cenário: "O CTIC tem um desafio muito grande, devido ao número de sites que precisa manter atualmente, em torno de 600. O novo Portal Comunica é o primeiro a utilizar a nova infraestrutura de servidores e projeto, que será empregada em todos os demais sites da universidade."

De acordo com Ramos, o novo design do site foi derivado do DSGov (Design System do Governo Federal). A equipe também priorizou a responsividade do layout, considerando que 72% dos acessos ao Comunica são feitos por meio de dispositivos móveis. “Queremos que todos os usuários tenham uma experiência moderna, agradável e acessível”, explica.

Comunicação estratégica

A renovação do Comunica não se resume apenas a uma mudança de design, mas é reflexo do compromisso com as diretrizes e estratégias de comunicação institucional previstas na recém-aprovada Política de Comunicação

Neiva elenca alguns destes objetivos previstos no documento: “Fortalecer a identidade e a imagem institucionais e promover a Marca UFU; promover a interação e a integração com a comunidade interna e a sociedade e executar e consolidar o papel da comunicação como atividade estratégica.”

Apesar das novidades apresentadas no novo portal, as mudanças no Comunica estão longe de serem definitivas. Neiva enfatiza a importância da constante revisão e melhoria do processo, alinhando-se com uma observação feita por Daniel Sousa, analista do CTIC e participante importante do processo de renovação do site: “Ajustes são para o resto da vida.”

Palavras-chave: Comunicação Dirco CTI Portal Comunica