Cafeicultura

Primeira edição do Vila Café reúne quatro professores UFU em Tiradentes

Projeto realizado pelo grupo 'Da semente à xícara' apresenta resultados e mostras de cafés especiais no próximo fim de semana

Publicado em 17/08/2023 às 13:25 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:38

Evento promove a divulgação e democratização dos cafés especiais. (Foto: Freepik)

Faça chuva ou faça sol, um inconfundível aroma toma conta das ruas todas as manhãs. Uma bebida apreciada há séculos que tem lugar especial na mesa dos brasileiros. Já sabe de quem estamos falando, não é?

O café se mistura com a história do Brasil e testemunhou os principais fatos históricos do século XIX e XX. Manifestações populares para a independência, as lutas contra a escravidão, a proclamação da República, a primeira e a segunda guerras mundiais e todas as transformações no cenário socioeconômico brasileiro. Achou pouco?

Como um dos principais produtos que sustentou o país por quase dois séculos, o café ainda hoje segue como maior produtor e exportador do grão no mundo - um título de orgulho para os apreciadores dessa bebida.

E por falar em orgulho, esse é o sentimento da professora Líbia Diniz, docente na Faculdade de Engenharia Química da Universidade Federal de Uberlândia (Fequi/UFU), sobre a primeira edição do Vila Café. “Eu costumo dizer que o café especial é especial pelas pessoas especiais, pelos processos especiais e pela dedicação de todos para conseguir a especialidade daquele café.”

Pesquisadora e apaixonada pela fermentação do grão, explica que um dos objetivos do projeto é “tornar o público apto à experiência dos cafés especiais, tanto em seu consumo quanto no conhecimento”, e que esperam cerca de duas mil pessoas por dia no evento que será totalmente aberto à população.

Entre os dias 18 e 20 de agosto, no centro cultural Yves Alves, em Tiradentes (MG), as pessoas poderão conhecer e apreciar os cafés especiais enquanto assistem a palestras, cursos e mesas-redondas sobre pesquisas e avanços no processamento do café. Uma oportunidade completa, não é mesmo?

A iniciativa organizada pelo grupo de pesquisa “Da semente à xícara”, em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), leva também os pesquisadores e docentes Matheus Gomes, do Instituto de Biotecnologia (IBTEC/UFU), Pedro Bertarini, da Faculdade de Engenharia Elétrica (Feelt/UFU) e Laurence do Amaral, da Faculdade de Computação (Facom/UFU), como palestrantes do evento.

E para você que ama tanto café que acha que ele deveria ser elogio, a segunda edição do evento já está confirmada para acontecer, no próximo ano, em Patos de Minas. Para mais informações sobre o Vila Café 2023, é só clicar aqui.

Palavras-chave: Cafés Especiais Evento Divulgação Científica Ciência CAFe