Pular para o conteúdo principal
Vestibular 2023/2

Primeiro candidato a entrar no Campus Santa Mônica neste domingo (6), concorre a uma das vagas do primeiro curso superior de Uberlândia

Com 11,6% de ausentes, provas da segunda fase aconteceram nas cidades de Uberlândia, Ituiutaba, Monte Carmelo e Patos de Minas

Publicado em 06/08/2023 às 22:01 - Atualizado em 22/08/2023 às 17:04

Acompanhado pela mãe, Lucas Soares de Araújo (15) – ao centro – veio da cidade de Itumbiara (GO) para fazer o seu primeiro vestibular para o curso de Música. (Foto: Fabiano Goulart)

 

Às 9h15 da manhã deste domingo, 6 de agosto de 2023, quando foram abertos os portões para a segunda fase do Vestibular 2023/2 da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), o primeiro candidato a subir a Alameda das Amoras, em direção às salas de aplicação de provas, no Campus Santa Mônica, foi um dos concorrentes a uma das 26 vagas do primeiro curso superior da cidade de Uberlândia: o curso de Música do Instituto de Artes (Iarte) da UFU. 

Acompanhado pela mãe, Lucas Soares de Araújo (15) veio da cidade de Itumbiara (GO), para fazer o seu primeiro vestibular. Embora não possa assumir a vaga, caso seja aprovado – pois ainda cursa o 1º Ano do ensino médio –, Lucas está certo quanto à escolha do curso: “Além de ter uma boa estrutura, é bem próximo da cidade em que moro hoje em dia e a UFU é uma ótima universidade. Eu já cursei dois anos de piano e meu plano é fazer o curso e continuar como músico”, disse o "treineiro".

 

Entrada dos candidatos pela Alameda das Amoras para a segunda fase do Vestibular UFU 2023/2. (Foto: Fabiano Goulart)

 

Ana Laura Mendes de Oliveira (19), residente em Uberlândia, é concorrente a uma vaga no curso de Odontologia. Também acompanhada pela mãe, ela contou por que escolheu a UFU. “Eu me mudei para cá com minha família, em 2019, para o meu irmão fazer faculdade. Então, a minha família toda já morava aqui. E é perto da minha casa também, o que facilitou as coisas. É uma universidade muito boa e eu pesquisei para conhecer o curso”, explicou Ana Laura, que considera a possibilidade de entrar para a pós-graduação e, até mesmo, seguir para a docência depois de concluir o curso.

 

Ana Laura Mendes de Oliveira (19), candidata a uma vaga em Odontologia, e sua mãe, Luciene Mendes Teixeira de Oliveira: 'A UFU é um projeto da nossa família'. (Foto: Fabiano Goulart)

 

UFU – um projeto de família

“Nós moramos em Uberlândia há quatro anos”, contou Luciene Mendes Teixeira de Oliveira, mãe atenta, da candidata Ana Laura. “Há 30 anos, meu marido, João Bosco de Oliveira, veio pra Uberlândia para fazer o curso de Biologia aqui na UFU. Depois, passou no concurso para professor do estado e se mudou para Unaí, no Noroeste de Minas. Lá a gente se conheceu, nos casamos e tivemos três filhos; e ele sempre teve esse projeto de que, quando chegasse a época do ensino médio dos nossos filhos, nós iríamos voltar para Uberlândia para que eles tivessem a oportunidade de estudar na mesma universidade em que ele estudou. E assim, em 2018, ele se aposentou, após 30 anos de magistério na Biologia e nós viemos. O nosso primeiro filho, de 21 anos, passou aqui na UFU e faz Engenharia de Computação. E meu marido fez a prova e entrou pra UFU novamente e concluiu o mestrado em novembro de 2022. Agora, nossa filha Ana Laura está fazendo vestibular e temos também outro filho, de 15 anos, que está se preparando para daqui a três anos também [ptrestar este exame de seleção]. Ele fala em fazer Medicina. Então, a gente é muito grata pela cidade de Uberlândia que nos acolheu muito bem, porque nem todos os pais têm oportunidade de acompanhar os filhos. Tivemos a oportunidade de vir toda a família e continuar nessa jornada junto dos filhos, o que a gente acha uma maravilha", relatou Luciene. 

 

Reitor Valder Steffen Junior: 'A UFU é muito bem reconhecida, não apenas por conta do Ensino propriamente dito, mas porque agregadas a ele, ela desenvolve Pesquisa e Extensão de qualidade'. (Foto: Marco Cavalcanti)

 

 

Após conhecer também a história da família Teixeira de Oliveira, o reitor  da UFU, Valder Steffen Junior, disse que fatos e histórias como essa demonstram o prestígio que a Universidade Federal de Uberlândia tem junto às famílias, junto à sociedade. "De fato, a Universidade Federal de Uberlândia oferece cursos de qualidade e os nossos egressos têm, certamente, a oportunidade de mudar e melhorar as condições de vida não apenas deles mesmos, mas, em muitos casos, da própria família. Então, esses cursos têm muito prestígio e os nossos estudantes, via de regra, têm muito sucesso no chamado mercado de trabalho, de tal forma que a UFU é muito bem reconhecida, não apenas por conta do Ensino propriamente dito, mas porque agregadas a ele, ela desenvolve Pesquisa e Extensão de qualidade", declarou o reitor.

 

Pró-reitora da Graduação da UFU, Kárem Ribeiro: 'Encerramos a segunda fase do vestibular da UFU 2023 em todas as localidades sem nenhuma ocorrência. Tudo aconteceu na máxima normalidade, conforme o previsto'. (Foto: Fabiano Goulart)

 

De acordo com a pró-reitora da Graduação da UFU, Kárem Ribeiro, as provas aconteceram dentro das condições previstas em todos os locais de aplicação. "Encerramos a segunda fase do vestibular da UFU 2023 em todas as localidades sem nenhuma ocorrência. Tudo aconteceu na máxima normalidade, conforme o previsto. Tivemos 11,6% em termos de percentual médio de ausentes. Agradecemos a toda a Diretoria de Processos Seletivos da Pró-Reitoria de Graduação [Dirps/Prograd] e a toda a equipe que conduziu, de forma brilhante, todo o processo”, disse a pró-reitora.

Ainda sobre os números desta segunda etapa do Vestibular UFU 2023/2, o reitor avaliou os bons índices como uma evidência da retomada do nível de crescimento do ensino na UFU, observado antes da pandemia de covid-19. “Nós tivemos 4 mil candidatos a mais do que na edição anterior, o que demonstra que estamos caminhando para recuperar o que perdemos durante a pandemia e hoje, na segunda fase, nós estamos com 1.647 vagas em disputa; portanto, uma grande oportunidade para as nossas vestibulandas e nossos vestibulandos", concluiu Steffen Junior.

 

Datas e horários importantes

Os gabaritos preliminares serão divulgados em 16 de agosto, até 11h. Das 11h de 16/8 às 11h de 18/8, será o prazo para contestações. Os gabaritos definitivos poderão ser acessados no dia 28 de agosto. As imagens digitais (cópias) das Folhas de Respostas das questões discursivas e da redação e as notas obtidas pelos vestibulandos classificados para a correção das Provas Discursivas e de Redação serão publicadas, sem necessidade de solicitação prévia, no dia 27 de setembro de 2023, até as 11 horas. Quanto a estas notas, o prazo para interposição de recursos será das 11h de 27/9 às 11h de 29/9. As respostas a eles serão disponibilizadas em 16 de outubro. Por fim, haverá divulgações tanto da Classificação Geral quanto do Boletim de Desempenho dos candidatos no dia 20 de outubro de 2023.

Todos os documentos e demais informações do processo seletivo podem ser acessados no Portal da Dirps, em: https://www.portalselecao.ufu.br/servicos/Edital/cronograma/1351.

 

 

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

 

>>> Leia também:

Palavras-chave: Vestibular UFU 2023-2 Vagas graduação DIRPS Prograd UFU

A11y