Parceria

Representantes da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional visitam Unidade Embrapii Femec UFU

Equipe fornece apoio em inovação tecnológica para programa de fortalecimento econômico em Minas Gerais

Publicado em 09/08/2023 às 12:32 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:38

Pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFU, Carlos Henrique de Carvalho (à frente), recebeu a equipe da Sede. (Foto: Milton Santos)

Subsecretário de Ciência, Tecnologia e Inovação da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede) de Minas Gerais, Bruno Araújo visitou, na sexta-feira, 4/8, os laboratórios que compõem a Unidade Femec UFU da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii): LTAD e Laprosolda.

A comitiva com Araújo e os demais representantes do governo do estado foi acompanhada pelo pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal de Uberlândia (Propp/UFU), Carlos Henrique de Carvalho, professor Thiago Paluma, da Diretoria de Inovação e Tranferência de Tecnologia (Agência Intelecto), e Manuela de Oliveira, coordenadora de Gestão do Centro de Incubação de Atividades Empreendedoras (Ciaem /UFU).

Foram apresentadas as instalações dos dois laboratórios, alguns projetos de desenvolvimento tecnológico em andamento ligados à metalmecânica nas áreas de siderurgia e gás e óleo envolvendo uma siderúrgica e a Petrobras. A Unidade da Embrapii Femec UFU completou recentemente sete anos de credenciamento e foi uma das primeiras 20 unidades instaladas no país. São mais de 60 empresas ligadas aos setores de: óleo e gás, automotivo, siderúrgico e da agroindústria, com cerca de R$ 54,7 milhões investidos em atividades de PD&I tendo a Petrobras como maior parceira.

O principal objetivo da visita foi conhecer a capacidade tecnológica e projetos desenvolvidos para o fortalecimento da indústria e aumento da competitividade nacional. “Queremos levar mais investimentos, emprego e renda de qualidade para todos os cantos de Minas Gerais; por isso, estamos sempre trabalhando para conectar o setor produtivo do governo. Para acelerar esta ação, sempre contamos com a grande contribuição de instituições de ensino como a UFU”, disse o subsecretário de Ciência, Tecnologia e Inovação da Sede, Bruno Araújo.

Outro assunto apresentado durante a visita foi sobre as formas de ampliar e fortalecer o contato entre as micro, pequenas e grandes indústrias de Minas Gerais com a unidade Embrapii Femec UFU e os principais canais de incentivo a PD&I. O encontro envolveria as agências de fomento, indústrias e Unidades Embrapii instaladas no estado, para incentivar investimentos e fortalecer a indústria em Minas Gerais. “Nós vamos preparar uma apresentação das empresas que já temos como parceiras em Minas, as que estamos em prospecção e as que têm perfil para novos projetos em PD&I com nossa unidade Femec UFU para colaborar com esse mapeamento que está sendo feito e quem sabe termos um grande encontro aqui em Uberlândia”, informou Louriel Vilarinho, coordenador da unidade Embrapii Femec UFU.

Palavras-chave: Embrapii visita Laboratório tecnologia inovação Ciência