Uberlândia em contraste: inflação sobe e valor da cesta básica cai

Dados do IPC/Cepes revelam tendências econômicas opostas em julho

Publicado em 16/08/2023 às 12:45 - Atualizado em 22/08/2023 às 17:03

Tomate e outros alimentos contribuíram para tornar a cesta básica mais barata no mês passado. (Foto: Canva)

Uberlândia apresenta um cenário econômico intrigante. A cidade marcha ao ritmo de duas batidas diferentes. A inflação avança e a cesta básica tem um compasso descendente. Os dados estão detalhados nos boletins doÍndice de Preços ao Consumidor de Uberlândia (IPC) e daCesta Básica de Alimentos (CBA) de julho de 2023, divulgados pelo Centro de Estudos, Pesquisas e Projetos Econômico-sociais da Universidade Federal de Uberlândia (Cepes/UFU), nesta quarta-feira (16/8).

Inflação

A cidade registrou uma variação inflacionária de 0,45%. Este resultado, comparado ao mês anterior, que mostrou uma deflação de -0,09%, reflete uma tendência ascendente. A inflação acumulada para o ano atingiu 2,59%.

Em julho, diversos fatores influenciaram a inflação em Uberlândia. Entre as variações positivas, o setor de Transportes liderou com um aumento de 1,27%, impulsionado principalmente pela elevação nos preços dos combustíveis. Já a Habitação registrou um crescimento de 1%, puxado pela tarifa da energia elétrica residencial. Outras categorias, como Despesas Pessoais, Saúde, Artigos de Residência e Vestuário, também contribuíram para o cenário inflacionário.

Por outro lado, algumas áreas apresentaram variações negativas. A categoria Alimentação e Bebidas registrou -0,67%, e setores como Educação e Comunicação também mostraram decréscimos no período.

Cesta básica

Com base na metodologia do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), o Cepes/UFU monitora, desde 1983, o valor da cesta básica em Uberlândia. Julho trouxe boas notícias para os consumidores, com a cesta apresentando uma redução de 3,01%, custando R$ 626,74. Confira algumas variações significativas dos produtos:

Em queda:

• Tomate: -14,32%;
  • Batata: -10,02%;
  • Feijão: -8,35%.

Em alta:

• Banana: 4,58%;
  • Pão: 3,33%.

Salário mínimo

Houve mudanças também na relação entre o valor da cesta básica e o salário mínimo. O trabalhador precisa de 47,48% do salário mínimo para adquirir a cesta, representando 104 horas e 27 minutos de trabalho.

Entretanto, considerando as necessidades de uma família típica com dois adultos e duas crianças em Uberlândia, o salário mínimo ideal seria de R$ 5.265,25.

Para um aprofundamento nas tendências econômicas de Uberlândia, os boletins elaborados pela equipe podem ser consultados no portal oficial do Cepes.

Palavras-chave: CEPES inflação Cesta Básica IPC