Eseba

Eseba recebe mais de 1800 pedidos de matrícula

As inscrições eram destinadas para estudantes ingressantes do primeiro período da educação infantil e para preenchimento de vagas reservas de anos posteriores

Publicado em 22/09/2023 às 12:04 - Atualizado em 22/09/2023 às 12:30

Único meio de ingresso no colégio federal é por meio sorteio público, exceto EJA | Foto: Arquivo pessoal

Na última quarta-feira, 20, a Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia (Eseba/UFU) realizou o sorteio público anual de vagas para a educação básica no ano letivo de 2024. Foram sorteadas 60 vagas para o ingresso no primeiro período da educação infantil (candidatos/as com 4 anos de idade até 31/03/2024). Dessas vagas, 30 foram destinadas para estudantes cotistas (divididos em critérios de renda, etnico-raciais e PCD), enquanto a outra metade das vagas foi destinada para ampla concorrência.

Além dos ingressantes na educação básica, estudantes a partir do segundo período do ensino infantil (candidatos/as com 5 anos de idade até 31/03/2024) puderam se inscrever para concorrer a reserva de vagas, que é dedicada para recomposição de turmas. Conforme descrito no edital, o aluno sorteado para as listas de espera só terá direito a vaga caso surjam vagas ao longo do ano letivo.

Como funciona o sorteio

Conforme o edital DIRESEBA 01/2023, o sorteio, realizado por meio do software Eseba UFU, foi transmitido ao vivo pelo YouTube. O programa ranqueia aleatoriamente o número de inscrição individual de todos os candidatos, através de algoritmos e cálculos matemáticos. Para fins de auditoria, o software permite a reconstituição do sorteio. Além disso, todos os arquivos utilizados durante o sorteio foram checados, validados e disponibilizados no site da escola.

Outra particularidade do sorteio público é as cotas. Esse ano o sorteio contou com sete modalidades diferentes. As cotas englobam estudantes com perifl socioeconômico (renda familiar bruta per capita menor que um salário mínimo e meio), estudantes pretos, pardos ou indígenas (PPI) e estudantes com deficiência (PCD). Além disso, existem modalidades para candidatos que possuem direito a duas cotas ou mais cotas, por exemplo: um candidato PPI e PCD com perfil socioeconômico.

Resultado

A lista completa com o resultado preliminar do sorteio já está disponível no site da Eseba para consulta. Dúvidas em relação ao edital podem ser enviadas para o email: sorteio@eseba.ufu.br, ou via telefone, ligando para o 34 3218-2946. O prazo para protocolar recursos é do dia 25 a 26 de setembro, exclusivamente de forma presencial na escola (das 8h às 11h30 e entre 13h30 e 16h30).

Palavras-chave: Eseba sorteio educação infantil