Educação Básica

Inovações pedagógicas em debate no "Jornada de Ideias"

Evento destaca as conquistas e avanços do Programa Diário de Ideias; atividades serão realizadas de 2 a 5 de outubro

Publicado em 27/09/2023 às 12:00 - Atualizado em 02/10/2023 às 11:55

Entre os dias 2 e 5 de outubro, a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) promove a "Jornada de Ideias", evento de divulgação do Programa Institucional Diário de Ideias. O cronograma de atividades prevê visitas técnicas, rodas dialógicas e lançamento de publicações e outros materiais que integram a metodologia.

Este encontro é uma oportunidade para educadores, alunos e demais interessados no avanço pedagógico conhecerem de perto uma metodologia inovadora que tem impactado positivamente a educação básica na região. A participação é gratuita, sem necessidade de inscrição.

Evento

Entre as atividades previstas no “Jornada de Ideias” está a  visita à Escola Municipal Professor Milton de Magalhães Porto no dia 2 de outubro e uma série de diálogos na Escola de Educação Básica da UFU (Eseba), que ocorrerão no dia 3.

Além disso, será realizado encontro acadêmico com a participação das professoras Albertina Mitjáns Martínez (UnB) e Juliene Madureira Ferreira, da Tampere University, Finlândia. Esta atividade está agendada para o dia 4, visando discutir delineamentos de pesquisas na área.

No último dia da Jornada, 5 de outubro, o anfiteatro do bloco 5O A da UFU - campus Santa Mônica, será palco de diversos lançamentos. Serão apresentados livros, um kit, um jornal, um correio, e até mesmo um álbum musical – todos baseados na metodologia "Diário de Ideias".

Confira a programação completa e outras informações sobre o evento:

Algumas das obras lançadas incluem: "Diário de Ideias - metodologia inovadora", "Aprendizagem e trabalho pedagógico: criatividade e inovação em foco" e "Diário de Ideias Cantaroladas". Haverá também uma parceria especial com o Serviço de Humanização do Hospital de Clínicas de Uberlândia, intitulada "Correio Diário de Ideias".

O Diário de Ideias é coordenado pela professora Luciana Soares Muniz, da Eseba/UFU. O programa foi criado em 2019 e está vinculado à Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proexc).

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU

Palavras-chave: diário de ideias Educação Básica UFU Eseba