Educação básica

Inscrições abertas para a Feira Ciência Viva 2023

Exposição anual chega à UFU nos dias 7 e 8 de novembro, com a temática ‘Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável’; prazo para realizar o procedimento termina em 22 de setembro

Publicado em 01/09/2023 às 13:40 - Atualizado em 12/09/2023 às 15:50

Registro da 24ª edição da Feira Ciência Viva, realizada em 2019. (Foto: Milton Santos)

Estão abertas as inscrições para a 28ª edição do Ciência Viva, feira em que estudantes da educação básica das instituições de ensino público e privado de Uberlândia (MG), nas modalidades de ensino regular (fundamental e médio), educação profissional técnica de nível médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA), compartilham suas experiências e apresentam trabalhos científicos.

A exposição é anual e acontece nos dias 7 e 8 de novembro no saguão do Bloco 5R do Campus Santa Mônica, com visitação aberta ao público. Desta maneira, os expositores podem compartilhar suas experiências e apresentar os trabalhos científicos desenvolvidos em suas instituições para outros alunos.

O objetivo da feira é popularizar a divulgação da ciência e promover o desenvolvimento da criatividade na construção do conhecimento como forma de trabalho, a fim de contribuir para a formação cidadã desses estudantes.

Os trabalhos devem seguir as áreas relacionadas a: Ciências Exatas e da Terra; Engenharia e Tecnologia; Ciências Agrárias, Biológicas e da Saúde; Ciências Humanas; Sociais; Sociais Aplicadas; e Linguagens e Multidisciplinar. O período de inscrições fica aberto até 22 de setembro.

Edição de 2022 - Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil

Na edição do ano passado da Ciência Viva, o 1º lugar na categoria de Ciências Agrárias foi conquistado por um dos trabalhos apresentados e desenvolvido por estudantes do ensino médio do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), o “Alimentador automático de peixes sensorizado e conectado à internet”, de autoria dos estudantes Carlos Lima, Jonatas Artagnan e Lucas Oliveira, com orientação do professor Roney Portugal.

Esta premiação abriu portas para a participação desses alunos na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), que é um programa que estimula a cultura científica e o empreendedorismo em jovens e educadores da educação básica e técnica do Brasil, cuja realização foi na Universidade de São Paulo (USP).

Grupo de crianças assistindo a uma apresentação na edição de 2019 da feira
Evento desperta a curiosidade e o interesse dos jovens estudantes. (Foto: Milton Santos)

Neste ano o tema da feira corresponde ao tema central da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) e os organizadores da Ciência Viva 2023 são: Museu Diversão com Ciência e Arte (Dica), do Instituto de Física da Universidade Federal de Uberlândia (Infis/UFU); Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) – Campus Uberlândia e a Prefeitura Municipal de Uberlândia.

A programação prévia já está disponível e demais informações sobre as submissões do projeto, inscrições e encontros prévios podem ser acessados no site do Museu Dica.

Programação prévia Ciência Viva 2023

Palavras-chave: Feira Ciência Viva Inscrições abertas Exposição