Qualidade da Educação

UFU é destaque em ranking universitário internacional

Universidade está entre as 100 melhores da pesquisa QS América Latina e Caribe 2024

Publicado em 21/09/2023 às 12:21 - Atualizado em 27/09/2023 às 07:52

No cenário acadêmico da América Latina e Caribe, a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) conquista uma posição de destaque na 13ª edição do QS World University Rankings: Latin America & The Caribbean. Pela primeira vez a pesquisa agregou instituições da Jamaica, Granada e Trinidad e Tobago, totalizando 430 universidades. A universidade alcançou a 93ª colocação no cenário sul-americano.

A pesquisa demonstrou ainda que a universidade ocupa a 68ª posição  no ranking da região do Cone Sul. Entre as 97 universidades brasileiras listadas na pesquisa, a UFU obteve o 32º lugar.

O ranking é liderado pela Universidade de São Paulo (USP). Outras três instituições brasileiras estão entre as 10 melhores da America Latina e Caribe. A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com o terceiro lugar,  a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em sexto, e a Universidade Estadual Paulista (Unesp), em oitavo.

Formação em destaque

A pesquisa demonstrou que um dos grandes diferenciais da UFU está em seu corpo docente. A instituição vem ganhando destaque pelo expressivo número de professores com título de Doutorado (PhD), bem como por suas publicações e a frequente citação de seus artigos.

Do total de universidades ranqueadas, 25 são de países da América Latina e do Caribe. E o Brasil tem motivos para celebrar: dentre as 50 melhores instituições da América Latina e do Caribe, 13 são brasileiras, sendo 12 delas públicas.

Palavras-chave: Rankings Universitários melhores universidades da América Latina