UFU faz exposição sobre antropóloga e ativista Lélia Gonzalez

Sinônimo de luta e militância, o evento relembra a vida e obra da intelectual mineira

Publicado em 19/09/2023 às 15:09 - Atualizado em 27/09/2023 às 07:55

Divulgação

Nascida em 1935, na cidade de Belo Horizonte, Lélia era filha de pai negro e mãe indígena, a 17° filha em uma família com 18 filhos. Passou parte de sua infância na capital mineira, e se mudou para o Rio de Janeiro com a família em 1942, em função do irmão futebolista, jogador do Flamengo. Foi no Rio que Lélia teve acesso à educação que transformaria sua vida e a tornaria uma referência nos estudos de interseccionalidade, raça e gênero.

A antropóloga foi pioneira em muitas iniciativas, sendo parte da criação do Movimento Negro Unificado (MNU), do Instituto de Pesquisas das Culturas Negras (IPCN), do Coletivo de Mulheres Negras N'Zinga, do Partido dos Trabalhadores (PT) e do Olodum. Seus estudos são referência na América Latina e no mundo, tendo ecoado por universidades nacionais e internacionais e até mesmo na Organização  das Nações Unidas (ONU).

Em função de suas grandes contribuições para o mundo acadêmico, a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) realiza, entre os dias 5 e 29 de setembro, a exposição Lélia Gonzalez: uma expressão interseccional, que conta com trechos da vida e obra da intelectual.

O evento é idealizado e realizado pelo Grupo de Pesquisa Direito e Realidade Brasileira - vinculado à Faculdade de Direito (FADIR), em parceria com o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB), contando também com a participação da Diretoria de Estudos e Pesquisas Afro raciais (Dielapafro) e da Proexc, além da Escola Técnica em Saúde (ESTES/UFU), por meio de sua Coordenação de Extensão, e da Diretoria do Sistemas de Bibliotecas (DIRBI), através de sua Comissão de Cultura e Diversidade (CCD). A exposição ocorre no hall interno da Biblioteca Umuarama, no horário das 13h às 18h, entre 5 e 29 de setembro.

No dia 20/09 às 19h30 o grupo de pesquisa promoverá uma roda de conversa sobre a obra de Lélia Gonzalez para dialogar acerca das questões abordadas pela autora no contexto social, que será realizada na sala de treinamento da Biblioteca Setorial Umuarama, e emitirá certificados de horário para discentes UFU.

UFU faz exposição sobre antropóloga e ativista Lélia Gonzalez
Divulgação