Extensão Agrária

UFU realiza em Monte Carmelo a 10ª edição do Simpósio de Ciências Agrárias e Ambientais

Além do simpósio, o campus também recebe a 2ª Feira Tecnológica de Ciências Agrárias e Ambientais

Publicado em 01/09/2023 às 15:57 - Atualizado em 04/09/2023 às 18:34

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) realiza, em outubro deste ano, a 10ª edição do Simpósio de Ciências Agrárias e Ambientais (Sicaa) e a 2ª edição da Feira Tecnológica de Ciências Agrárias e Ambientais (FeAgro). Os eventos ocorrem no Campus Monte Carmelo.

Agendado para os dias 23 a 26 de outubro, neste ano o Sicaa também é comemorativo e especial, por se tratar da celebração de sua primeira década. Fruto de um consórcio de entidades do Instituto de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Uberlândia (Iciag/UFU), o simpósio conta com participação dos estudantes dos cursos de Agronomia, Engenharia Florestal e do Programa de Pós-Graduação em Agricultura e Informações Geoespaciais (PPGAIG/UFU) e o apoio das Empresas Juniores (EJs) ConCampo Júnior, ReForest Júnior e do Programa de Educação Tutorial Agronomia (PET Agronomia).

O Simpósio de Ciências Agrárias e Ambientais se consolidou como um rico fórum voltado para a discussão de temas centrais das ciências agrárias e florestais, propiciando o saudável confronto de ideias, além do intercâmbio científico e tecnológico entre comunidade acadêmica, profissionais e pesquisadores de todo o país.

2ª FeAgro

Concomitante à realização do Sicaa, no dia 24 de outubro, também acontece no Campus Monte Carmelo a segunda edição da Feira Tecnológica de Ciências Agrárias e Ambientais (FeAgro). Ela é destinada aos produtores rurais da região, tendo como objetivo central apresentar a eles novas tecnologias e tendências nas áreas da agricultura e do setor florestal.

A intenção dos organizadores é torná-la uma tradicional feira agrária no município, com edições anuais junto ao simpósio e formando uma integração entre as empresas e a universidade.

A FeAgro é um evento multissetorial, organizado anualmente junto à programação da Sicaa, com a meta de fortalecer parcerias e promover a inclusão ao ambiente da universidade de empresas que vão apresentar ferramentas de transformação, comercialização, gerenciamento, nutrição e manejos avançados para todos os setores ligados à cadeia produtiva agrícola.

Palavras-chave: Simpósio de Ciências Agrárias e Ambientais Sicaa Feira Tecnológica de Ciências Agrárias e Ambientais FeAgro Iciag UFU Campus Monte Carmelo