Arte e Educação

Educação em Museus: Coletivo Amplia abre chamada para produção de livro experimental

Trabalhos científicos, literários e artísticos podem ser submetidos; prazo para envio encerra dia 3 de novembro

Publicado em 04/10/2023 às 11:55 - Atualizado em 05/10/2023 às 09:39

O coletivo Amplia, reconhecido pela sua contribuição em unir educação, ciência e arte, lança um desafio inovador para os entusiastas das múltiplas linguagens da expressão: a criação coletiva do livro experimental "Educação em Museus".

O projeto visa reunir perspectivas e abordagens acerca das intersecções entre os espaços museológicos e a educação. A iniciativa busca não somente trabalhos advindos de pesquisas acadêmicas, mas também manifestações literárias e artísticas.

Como participar

Os interessados podem enviar, até o dia 03 de novembro de 2023, produções das mais variadas naturezas: desde artigos decorrentes de pesquisas científicas, artigos de revisão e relatos de caso, até ensaios, cartografias, poemas, textos literários e outras formas artísticas, como desenhos, ilustrações, fotografias, colagens digitais e histórias em quadrinhos.

O livro se organizará em torno de três seções principais:

• Práticas Museológicas: enfocando as singularidades e os momentos únicos de criação de vínculos entre os espaços museais e seus visitantes.
  • Eixos Dialógicos na Relação Museu-Público: explorando as interações e diálogos estabelecidos entre as instituições e seus públicos, buscando compreender as trocas simbólicas e significativas desses encontros.
  • Potencialidades Narrativas da Ação Mediadora: analisando o papel dos mediadores – profissionais que conectam as obras às suas audiências –, e como suas ações potencializam as narrativas e experiências museais.

Para todos os interessados em contribuir com esta iniciativa, as instruções detalhadas para submissão dos trabalhos estão disponíveis no site oficial do coletivo Amplia. Dúvidas e questões adicionais podem ser direcionadas para o e-mail oficial do projeto: amplianinho@gmail.com.

Coletivo Amplia

Coletivo Amplia é comprometido em entrelaçar os domínios da educação, arte e ciência sob a coordenação da professora Daniela Franco Carvalho, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

A missão do grupo é estimular uma abordagem interdisciplinar do ensino de ciências em harmonia com a arte, promovendo perspectivas democráticas e integradas tanto para a expressão artística quanto para a investigação científica.

A iniciativa conta com o financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig). O projeto é apoiado pela UFU, Museu Universitário de Arte (MUnA), Museu de Biodiversidade do Cerrado (MBC) e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU

Palavras-chave: Museus Coletivo Amplia livro chamada