Grupo de estudo

Grupo de Estudos do NEAB abre espaço para reflexão sobre questões étnico-raciais

Encontro agendado para o dia 04/10 traz obra de Lourenço Cardoso, "Branquitude acrítica e crítica: A supremacia racial e o branco anti-racista", ao centro do debate

Publicado em 04/10/2023 às 10:39 - Atualizado em 05/10/2023 às 09:40

O Grupo de Estudos do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB) retoma suas atividades sob a gestão da atual Coordenação Estudantil, promovendo um encontro para discutir a obra "Branquitude acrítica e crítica: A supremacia racial e o branco anti-racista" de Lourenço Cardoso. A atividade está agendada para esta quarta-feira, 4 de outubro, e visa debater questões de étnico-raciais e propiciando um espaço de escuta, atenção e emancipação educacional da população negra da comunidade universitária.

O encontro será realizado às 17h30, na sala 215 do Bloco 5M. Nesta ocasião, os participantes irão se debruçar sobre a análise da branquitude sob o prisma da obre de Lourenço Cardoso. O livro traz reflexões importantes sobre o papel e a responsabilidade da população branca em contextos de supremacia racial e como pode contribuir ativamente na luta antirracista.

A retomada deste Grupo de Estudos representa não só uma oportunidade de aprendizado e discussão, mas também um convite à comunidade universitária para refletir e agir frente às desigualdades raciais presentes na sociedade. A entrada é livre.

Quadro de Serviço - Grupo de Estudos NEAB
Informação Detalhe
Evento Retomada do Grupo de Estudos do NEAB
Data 04/10/2023
Horário 17h30
Local Sala 215 do Bloco 5M
Obra em Discussão "Branquitude acrítica e crítica: A supremacia racial e o branco anti-racista" de Lourenço Cardoso
Objetivo Abordar e aprofundar temáticas de étnico-racialidade e promover a emancipação educacional da população negra.

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU

Palavras-chave: Neab Grupo de Estudos étnico-raciais