Reitor da UFU viaja a Genebra para debater a educação superior

Valder Steffen Jr. mediará o debate “O que a sua Instituição faz para educar cidadãos globais?”. Encontro acontece entre os dias 23 e 27 de outubro, na Suíça

Publicado em 20/10/2023 às 16:23 - Atualizado em 30/10/2023 às 08:37

Reitor da UFU é o atual vice-presidente do Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras. (Foto Milton Santos)

O reitor da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Valder Steffen Jr., entre os dias 23 e 27 de outubro, participará da XVI Assembleia Geral e XIII Seminário Internacional, em Genebra (Suíça). Promovidos pela Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB), em parceria com a Université de Genève (UNIGE) e a International School of Geneva (Ecolint), os eventos têm como tema central “Educação Superior para a Cidadania Global”. Durante os cinco dias de atividades, renomados palestrantes nacionais e internacionais apresentarão suas pesquisas e debaterão questões relevantes para o desenvolvimento da educação superior e da cidadania global.

“O que diz respeito a minhas expectativas, elas vão no sentido de melhorar sempre o relacionamento da UFU, a presença da UFU, no GCUB, no desenvolvimento de novas parcerias, o relacionamento com colegas do exterior e dirigentes, de tal forma que a universidade possa se beneficiar cada vez mais da experiência internacional das universidades que têm vivido experiências semelhantes em todo o mundo, e - quem sabe? - aumentar, inclusive, ainda mais as bolsas que nós temos à disposição para estudantes internacionais que desejam vir pra Universidade Federal em Uberlândia”, destaca Steffen Jr..

Na manhã da sexta-feira, 27 de outubro, o reitor da UFU mediará o debate “O que a sua Instituição faz para educar cidadãos globais?. A mesa terá a participação de Padmanabhan Seshaiyer, da George Mason University (Estados Unidos);  Galo Naranjo, reitor da Universidad Técnica de Ambato (Equador); Enrique Manuel Luengo Gonzalez, do Instituto Tecnológico y de Estudios Superiores del Occidente (México); Paulo Cesar Miguez de Oliveira, reitor da Universidade Federal da Bahia (Brasil) e Sondess Zarrouk, da Université de Haute Alsace (França).

“Ao ser convidado para participar desse evento, eu me sinto muito encorajado em função das possibilidades de novas parcerias, novos encontros e - quem sabe? - o desenvolvimento também de novos trabalhos com universidades internacionais. Também gostaria de salientar que eu, enquanto vice-presidente do GCUB, tenho o compromisso de participação, uma vez que se trata de um evento internacional, um evento em que, inclusive, será realizada a assembleia geral dessa organização”, explica Steffen Jr..

A programação completa e os palestrantes estão disponíveis no site dos eventos.

Print de tela do site dos eventos, cujo endereço é https://www.gcub.org.br/xvi-assembleia-geral-e-xiii-seminario-internacional-do-gcub/
XVI Assembleia Geral e XIII Seminário Internacional acontecem em Genebra, Suíça. (Imagem: Divulgação)

Sobre o GCUB

O Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB) é uma associação da sociedade civil, sem fins lucrativos, de caráter acadêmico, científico e cultural. Foi fundada no dia 29 de outubro de 2008, em Brasília (DF), com o nome de Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras. Essa denominação foi alterada formalmente no dia 30 de outubro de 2020, em sua Assembleia Extraordinária. Atualmente, é composta por 89 universidades brasileiras.

No Brasil, as ações do GCUB recebem o apoio, dentre outros, do Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Superior (SESu) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes); do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação (MCTIC), especialmente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); e do Ministério das Relações Exteriores (MRE), por intermédio da Divisão de Temas Educacionais e Língua Portuguesa (DELP).

Mais informações sobre o grupo, acesse o seu site.

Palavras-chave: REITOR assembléia GCUB UFU