Parceria

UFU demonstra intenção de parceria com uma das maiores fábricas de celulose solúvel do mundo

Protocolo assinado com a LD Celulose abre portas para atividades de ensino, pesquisa e extensão no Campus Monte Carmelo

Publicado em 06/10/2023 às 11:12 - Atualizado em 23/10/2023 às 10:29

Da esquerda para a direita: Lísias Coelho (docente do Iciag), Matheus Brito (coordenador técnico florestal da LD Celulose), Luis Antonio Künzel (CEO da LD Celulose), Carlos Henrique Martins (vice-reitor da UFU), Álvaro Augusto Vieira Soares (coordenador do curso de Engenharia Florestal da UFU), Fabíola Amaral (assessora da Proexc) e José Humberto do Nascimento (assessor especial do reitor em Monte Carmelo). (Foto: Milton Santos)

Nesta última terça-feira, 3/10, foi assinado o protocolo de intenções de parceria entre a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e a empresa LD Celulose S/A, do município de Indianópolis, Minas Gerais,  com o objetivo de desenvolver projetos de pesquisa e extensão. A partir dessa assinatura, serão realizadas reuniões técnicas a fim de verificar a viabilidade da parceria, que, caso seja comprovada, será formalizada em um convênio ou acordo de cooperação.

O protocolo de intenções foi resultado de reuniões entre o professor Álvaro Augusto Vieira Soares, coordenador do curso de graduação em Engenharia Florestal da UFU, no Campus Monte Carmelo, e Matheus Brito, coordenador técnico florestal da LD Celulose, nas quais demandas de pesquisa da empresa foram apresentadas e discutidas.

O vice-reitor da UFU, Carlos Henrique Martins da Silva, assinou o protocolo em nome da universidade e enfatizou a importância desse tipo de parceria. “É muito importante para a nossa universidade e para as ações de extensão e também de pesquisa que essas inter-relações, essas interfaces são absolutamente necessárias para o desenvolvimento da sociedade e é por isso que esse protocolo é tão importante", destacou.

O CEO da LD Celulose, Luis Antonio Künzel, que firmou o interesse de parceria em nome da empresa, expressou a importância do acordo no processo de integração e responsabilidade social da corporação que representa na região: “A empresa também tem uma contribuição social a ser feita com a comunidade. E essa contribuição é permitindo que os alunos desenvolvam projetos com os nossos dados, com os nossos problemas, com a nossa infraestrutura, onde eles terão a oportunidade de trabalhar, desenvolver estágios, se complementar profissionalmente e, claro, também conseguir empregos”.

Interface com o Campus  Monte Carmelo

A colaboração firmada é de grande importância para a UFU, em especial, para o Campus Monte Carmelo, que abriga o curso de graduação em Engenharia Florestal, a principal área de atuação profissional da LD Celulose. Para Soares, existem vários aspectos que tornam essa parceria importante para a Universidade e para o curso: “Em relação à comunidade acadêmica, especialmente os estudantes, todos que estiverem envolvidos nessas oportunidades de projetos, sejam de pesquisa,  extensão ou  ensino, terão uma grande oportunidade de adquirir experiência prática com o ambiente de uma gigante do setor florestal e de se atualizarem sobre suas atividades e operações”. Ele ainda destacou que o curso de graduação em Engenharia Florestal da UFU Monte Carmelo atingiu conceito máximo na última avaliação do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE), que obteve a maior nota entre os 74 cursos de Engenharia Florestal do Brasil. Segundo Soares, “esta oportunidade de intercâmbio reforçará, ainda mais, o padrão de excelência do curso de Engenharia Florestal da UFU.

Para além da relação com a comunidade acadêmica, a região de influência da empresa e do Campus Monte Carmelo também será beneficiada, por meio das diversas ações extensionistas que podem resultar dessa cooperação, como afirma Soares: “A comunidade que é abordada pelos nossos projetos de extensão, em contato e interface com a LD Celulose se beneficiará destas atividades, por exemplo, para almejar oportunidades dentro da própria empresa. Então, algum evento de extensão ou de treinamento pode mostrar para a comunidade externa que existem oportunidades de atuação nessa área, independentemente de ter que passar pela universidade”.

Desenvolvimento Científico

A parceria estabelecida também contribui para a UFU e para a LD Celulose no âmbito científico, em que pesquisas podem ser desenvolvidas em diversas áreas, como aponta Künzel: “No dia a dia da empresa, nós também precisamos de tecnologia, precisamos fazer pesquisas, e a universidade é o lugar correto. Já temos alguns casos que foram de bastante utilidade e a gente optou por fazer essa investigação localmente aqui com a universidade. Acho que é importante para a empresa também ter essa integração”.

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

Palavras-chave: Fábricas de Celulose Solúvel protocolo de intenções de parceria