Desenvolvimento

Unidade Embrapii Femec/UFU amplia parceria com indústrias e supera meta de recursos

Em sete anos de credenciamento, laboratórios captaram mais de R$ 60 milhões

Publicado em 19/10/2023 às 14:55 - Atualizado em 20/10/2023 às 16:35

O LTAD é um dos laboratórios que integram a Unidade Embrapii Femec/UFU (foto: divulgação/LTAD)

A meta de captação de novos projetos para 2023 foi superada com a assinatura, neste mês, de três novos contratos com indústrias de referência nacional e internacional, somando nove novos trabalhos em PD&I. O resultado representa mais de R$ 7 milhões de investimentos entre indústria, laboratório e a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação (Embrapii).

Em sete anos de credenciamento como Unidade Femec UFU, já são mais de R$ 60 milhões em recursos captados junto a mais de 60 indústrias parceiras, tendo a Petrobras como maior investidora, juntamente com os recursos da Embrapii.

A Unidade Embrapii Femec/UFU é formada por dois laboratórios, o Laboratório de Tecnologia em Atrito e Desgaste (LTAD) e o Centro para Pesquisa e Desenvolvimento de Processos de Soldagem (Laprosolda), instalados no Campus Santa Mônica da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

O plano dos pesquisadores e professores é chegar em 2025 com R$ 100 milhões captados para PD&I. “A Universidade Federal de Uberlândia se sente valorizada e reconhecida ao tomar conhecimento de três novos contratos assinados pela Unidade Embrapii Femec/UFU, envolvendo indústrias importantes. Isso demonstra a vitalidade e a competência científica e tecnológica de nossa unidade Embrapii, ao ser chamada a desenvolver tecnologia de ponta para a indústria brasileira, ao mesmo tempo em que faz avançar a ciência e forma recursos humanos de alto nível ao acolher estudantes de graduação e pós-graduação em seus laboratórios”, diz o reitor da UFU professor Valder Steffen Jr.

Os projetos são no modelo Parceria Público-Privada (PPP), seguindo prazos e etapas da indústria nacional, com linhas de incentivos diferenciadas e recursos a fundo perdido, para atender pequenas, médias e grandes empresas. “A participação na iniciativa da Embrapii foi fundamental para alavancarmos nossos projetos, consolidarmos a formação de pessoal técnico de alto nível e participar ativamente do desenvolvimento industrial do Brasil, gerando conhecimento e riquezas para o país”, completa Louriel Vilarinho, coordenador da Unidade Embrapii Femec UFU.

A imagem mostra profissional do LTAD operando computadores
Plano dos pesquisadores e professores é chegar em 2025 com R$ 100 milhões captados para PD&I (foto: divulgação LTAD)

Este ano, os pesquisadores também comemoram a nota máxima de excelência na escala de avaliação da Embrapii em satisfação das empresas atendidas. Agora, as equipes investem em uma nova fase: a consolidação para a perpetuidade de gestão e ampliação da capacidade intelectual.

No mês passado, equipes da unidade participaram de congressos nos Estados Unidos e na Europa onde apresentaram trabalhos desenvolvidos em Uberlândia. Na agenda internacional eles iniciaram a prospecção para parcerias com universidades europeias e conheceram novidades sobre ensaios mecânicos miniaturizados e para avaliação da fragilização por hidrogênio. “Com parcerias internacionais conseguimos colaborar com desenvolvimentos estratégicos de interesse mundial e auxiliar na expansão da fronteira do conhecimento global, uma das principais metas para nós”, completa Henry Fong, engenheiro principal do Laboratório de Tecnologia em Atrito e Desgaste (LTAD). O laboratório pertence à Unidade Embrapii Femec UFU.

A capacidade de desenvolver inovação tecnológica habilita os pesquisadores a trabalharem em PD&I com incentivos de outras fontes, como a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), além do foco em sustentabilidade, por meio de linhas específicas de financiamento como o programa ROTA 2030 voltado para o setor automotivo.

Para a UFU, o trabalho dos laboratórios em parceria com a indústria soma à capacidade de conhecimento oferecida aos alunos em sala de aula, partindo da iniciação científica à pós-graduação. “Parabéns e sucesso a todos os participantes deste trabalho tão importante!”, completa o reitor da UFU.

Palavras-chave: LTAD laboratórios Embrapii recursos Parceria Femec Laprosolda Ciência