Esporte e Lazer

Atlética do Direito da UFU se destaca em competição esportiva no interior de Minas Gerais

Pela quinta vez o troféu de 'Campeão do Interior' dos Jogos Jurídicos Mineiros fica com a equipe da Universidade Federal de Uberlândia

Publicado em 29/11/2023 às 10:15 - Atualizado em 04/12/2023 às 08:22

Representantes da Atlética do Direito da UFU que viajaram para Sete Lagoas. (Foto: Arquivo pessoal)

A Delegação Guará da Associação Atlética Acadêmica de Direito da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) marcou presença nos Jogos Jurídicos Mineiros, cuja edição deste ano aconteceu na cidade de Sete Lagoas. Entre os dias 2 e 5 de novembro, os atletas, ritmistas, cheerleaders e torcedores vivenciaram intensos jogos durante os quatro dias da competição.

Bateria da Atlética de Direito da UFU
Membros da Bateria da Atlética do Direito da UFU, a 'Meritíssima'. (Foto: Arquivo pessoal)

Os Jogos Jurídicos Mineiros são uma competição esportiva e cultural entre as atléticas acadêmicas dos cursos de Direito das instituições de ensino superior de Minas Gerais. A programação inclui diversas modalidades esportivas, atividades culturais e eventos sociais, promovendo a integração entre os estudantes de diferentes universidades.

A Atlética Guará participou das disputas de tênis de mesa e de campo, jiu jitsu, judô, peteca, xadrez, natação, futebol de campo, futsal, handebol, basquete, vôlei, bateria e cheerleading, com os jogos divididos entre as categorias feminina e masculina. De acordo com o vice-presidente da Atlética, Leonardo Yamaguti, a equipe masculina obteve destaque no futsal, conquistando o segundo lugar, com 12 pontos. A equipe feminina desta modalidade também garantiu lugar no pódio: terceiro lugar.

Quatro pessoas aparecem num momento de comemoração: dois rapazes segurando troféus e duas moças
Yamaguti (primeiro, à esquerda) para a direita, em momento de celebração no pódio. (Foto: Arquivo pessoal)

Yamaguti enaltece a rotina de treinamento dos atletas, especialmente para competições que demandam um sólido preparo físico e mental. O vice-presidente menciona que os treinos são realizados regularmente, ocorrendo de uma a duas vezes por semana. Além disso, ele destaca que a atlética conta com o suporte de treinadores especializados em todas as modalidades esportivas.

Para obter posições de destaque nos pódios de competições, como os Jogos Jurídicos, Copa Inter Atlética (CIA) e Olimpíada Universitária, Yamaguti afirma que o diferencial da delegação do Direito da UFU, em comparação com as outras atléticas, está em concentrar-se nos esportes nos quais ela se considera mais forte que os seus adversários.

Discente do sexto período do curso de Direito, Ana Júlia Campos competiu na natação. Ela concorda com as declarações do vice-presidente da atlética e reforça a importância dos treinamentos para um desempenho destacado em competições universitárias esportivas de renome. A estudante comenta que os treinos dos nadadores ocorrem regularmente duas vezes por semana, aos sábados e domingos. No entanto, durante os períodos de competições, a frequência é intensificada, podendo chegar a três vezes por semana. Na edição dos Jogos Jurídicos Mineiros deste ano, a equipe de natação da UFU faturou o segundo lugar na classificação geral.

Atleta Ana Júlia Campos, sorrindo e mostrando a medalha que conquistou
Nadadora Ana Júlia Campos exibe medalha conquistada em Sete Lagoas. (Foto: Arquivo pessoal)

A UFU incentiva a prática de esportes pelos seus estudantes. Desta forma, em conjunto com a Faculdade de Direito Prof. Jacy de Assis, os membros da delegação que viajou para Sete Lagoas contaram com a ajuda de um ônibus institucional para o deslocamento e a colaboração de equipes de servidores para o acompanhamento durante toda a competição.

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

Palavras-chave: Esporte Universitário Fadir Jogos Universitários Mineiros