Sábado é dia de Sarau

Você gostaria de ir? Saiba aqui como obter seu ingresso

Publicado em 17/11/2023 às 13:58 - Atualizado em 20/11/2023 às 16:54

Durante os sábados, de setembro a novembro, sob a coordenação de Izis Mueller, estudante do curso de Psicologia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), estudantes, técnicos e comunidade externa estiveram reunidos para participar de oficinas teatrais que aconteciam na Moradia Estudantil da instituição. Ao todo, foram realizadas sete oficinas, totalizando 14 horas de atividades práticas.

Neste sábado (18/11), a partir das 18h, a Moradia Estudantil será o espaço de encenação para compartilhar os resultados cênicos das ações artísticas desenvolvidas durante as oficinas, por meio do Sarau Teatro Jornal e Jogos Performativos, com protagonismo dos oficineiros.

Participantes da oficina, durante atividade realizada na Moradia Estudantil da UFU
Exercícios contribuindo no conhecimento do corpo. (Foto: Iziz Mueller)

O sarau, de acordo com Mueller, destaca algumas matérias e notícias atuais, que atravessam e perturbam a sensibilidade dos participantes do grupo, questionando a forma como essas informações são transmitidas, o que se diz e o que se oculta ao compartilhá-las.

A atividade é de graça, aberta a toda comunidade e, se você tiver interesse em participar, os ingressos podem ser reservados até sábado à tarde pelo neste link.

O sarau vai acontecer no prédio da Moradia Estudantil da UFU, localizada à Rua Venezuela, nº 1352, Bairro Tibery, a partir das 18h.

O projeto “HOME” é parte da edição de 2023 do Programa Institucional de Apoio à Cultura (Piac). De acordo com a estudante de Psicologia, a realização  foi uma oportunidade de construir um espaço coletivo de experimentação artística e criação colaborativa atenta às questões como o acolhimento e o cuidado com o outro. “Dessa forma, pude articular uma série de conhecimentos que tive acesso e produzi durante a graduação em Psicologia, em especial a correlação entre o acesso às Artes e a produção de saúde mental”, explica Mueller.

Sobre as oficinas

De acordo com Iziz Mueller, as oficinas foram compostas por "exercícios promotores do conhecimento do corpo e de suas potencialidades expressivas, por meio da auto-observação de seus tônus, gestos, postura, movimento, olhar e voz; exercícios de respiração; exercícios de narração e de escuta; introdução teórico-prática ao Teatro do Oprimido, dramaturgia sistematizada por Augusto Boal; realização de jogos de Teatro Jornal (técnicas sistematizadas por Augusto Boal); e introdução aos princípios de uma criação colaborativa (Roberto de Abreu)”.

Ainda conforme a estudante, o Teatro do Oprimido (TO) é um método estético, político e pedagógico sistematizado pelo dramaturgo Augusto Boal, que propõe pensar as artes cênicas como um meio ativo pelo qual as pessoas são estimuladas a pensarem a si mesmas, a si em relação com os outros e com o mundo em que vivem. Investigando e propondo caminhos para o questionamento e a transformação das relações sociais.

As técnicas do Teatro Jornal fazem parte da metodologia do Teatro do Oprimido, por meio das quais são geradas cenas e discussões a partir da análise de uma seleção de notícias.

Palavras-chave: Teatro Jornal e Jogos Performativos