Cultura

Sala Aberta ‘Lugar Comum’: um espaço para apreciar, aprender e debater sobre os saberes artísticos da dança

Grupo do curso de Dança promove evento aberto aos públicos interno e externo à UFU

Publicado em 01/11/2023 às 09:05 - Atualizado em 13/11/2023 às 07:58

"Sala Aberta" é um projeto ligado ao curso de Dança da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) que proporciona um evento cultural todos os anos com objetivo de promover atividades artísticas e culturais, criar um espaço de aprendizado para os estudantes do curso e compartilhar o trabalho artístico dos alunos e professores da universidade com a comunidade e com o público externo. A edição de 2023, intitulada “Lugar Comum”, acontecerá entre os dias 6 e 10 de novembro, no Bloco 5U, do Campus Santa Mônica.

O evento, organizado por discentes e docentes do curso de Dança, é um momento e espaço de partilha e saberes artísticos, que neste ano se propõe a provocar espaços coletivos de atuação com uma programação de atividades que dão ênfase ao trabalho em equipe, com participação de estudantes e do público. Para isso, foram criados três tipos de ações: danças comuns (apresentações artísticas), práticas comuns (atividades formativas) e pensamentos comuns (mesas, palestras, debates).

As ações acontecerão nos três períodos - manhã, tarde e noite - no Bloco 5U, e serão gratuitas. A inscrição prévia é necessária apenas para participar das “Práticas Comuns”. Os interessados devem se inscrever na atividade desejada preenchendo um formulário on-line até dia 3 de novembro.

As ações formativas - Práticas Comuns - contam com 5 propostas:

• "Escrita e Dança convida Daniella de Aguiar", por Larissa Higa;
  • "DECASA", por Kassio;
  • "Oficina de Dança no Ventre", por Milane Natália;
  • "Oficina de Twerk", por Clara Lucati;
  • "Laboratório Mobius", por Vívian Vieira.

As ações artísticas - Danças Comuns - contam com 10 propostas:

• "Baile de Peruas", por Equipe Laborar;
  • "O varal e eu e meu", por Milane Natália;
  • "Decolunizando", por Carolina Juste;
  • "Lorota", por Lara Weffort;
  • "Memorabilia", por Turma 13;
  • "Em primeiro lugar: negro", por Kassio;
  • "AnsiAr", por coletivo SIPACA;
  • "Supernova", por Molina, Marcelo Camargo, Vívian Barbosa, Neto Machado e Danilo Aguiar;
  • "ContorNós", por Turma 12;
  • "Uma biblioteca de afetos que carrego comigo", por Adrieli Aquino.

E uma proposta de Pensamentos Comuns:

• "Música nos Ossos", por Carolina Minozzi

Segue, abaixo, a programação completa do evento. Para mais informações, acesse o perfil do projeto no Instagram: @salaabertaufu.