Pular para o conteúdo principal
Lançamento

Startup do mercado financeiro é tema de livro

Obra busca compreender o propósito, personalidade e emoção como vias para a construção de sentidos da marca Nubank

Publicado em 16/11/2023 às 16:11 - Atualizado em 17/11/2023 às 15:30

Imagem do livro 'Emoções além dos números'

O Programa de Pós-Graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação da Universidade Federal de Uberlândia (PPGCE/UFU), em parceria com o Café Intercom, promove o lançamento do livro "Emoções além dos números”, no próximo dia 24 de novembro (sexta-feira).

A obra é resultado da dissertação de mestrado de Cledilson Carlos dos Santos Araújo, ex-aluno do PPGCE, com co-autoria dos professores Adriana Cristina Omena dos Santos e Marcelo Marques Araújo. A questão que norteou a pesquisa surgiu da curiosidade de Cledilson Araújo em compreender como as startups, que são empresas recém-criadas e inovadoras, podem se estabelecer como marcas consolidadas no mercado. 

“Isso porque resultados rápidos e a agilidade nas mudanças necessárias são inerentes ao modelo startup, enquanto o investimento em estratégias de branding (estratégias de construção e gestão de marcas) são majoritariamente esforços que visam retorno a longo prazo — duas perspectivas que, a princípio, podem parecer opostas e que, na realidade do mercado, vêm acontecendo de maneira cada vez mais recorrente”, afirma o autor da dissertação. 

O livro traz metodologias de análise e posicionamento da marca Nubank, apontando para a potencialidade de inovação, inclusive social, de marcas ancoradas em valores e propósitos que emergem do aspecto econômico e atravessam para outros lugares discursivos. Além de contribuir para análises de outras marcas e em diversos setores, o livro fornece elementos teórico-metodológicos que podem ser adotados na formação de profissionais de comunicação e informação e também de áreas afins.

Prestes a ser publicado pela editora Pedro & João Editores, o livro “Emoções Além dos Números” está com lançamento marcado para o dia 24 de novembro, às 17 horas, na sala de projeções do Bloco Y do Campus Santa Mônica. Para quem se interessa pelo tema, o autor reforça o convite para a cerimônia de lançamento e comenta que será a maneira mais fácil de conseguir um exemplar, porque alguns serão sorteados para os participantes do evento. 

Quem não puder comparecer também pode adquiri-lo diretamente com os autores ou no site da editora após o lançamento. 

 

Premiação

O trabalho de pesquisa, que originou o livro, ganhou o prêmio de melhor pesquisa em mestrado profissional no ano de 2022 na Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, a Intercom. 

Cledilson Araújo  relembra que, durante sua admissão no mestrado da UFU, sua intenção era produzir algo relevante que pudesse contribuir para amenizar a infinidade de incógnitas que existem no mercado. Principalmente no que diz respeito a estratégias de comunicação eficientes. 

“A premiação no Intercom  foi uma satisfação pessoal imensa, porque era um forte indício de que o trabalho desenvolvido, de fato, tinha alcançado minha expectativa inicial”, comenta Araújo. 

 

 

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

 

Palavras-chave: Lançamento de livro PPGCE Comunicação e Educação

A11y