‘Todas por Elas’ está com vagas abertas para três advogadas voluntárias

Candidatas selecionadas irão desenvolver atividades no projeto do Escritório de Assessoria Jurídica Popular, em modalidade híbrida e durante o período mínimo de seis meses

Publicado em 27/11/2023 às 11:37 - Atualizado em 06/12/2023 às 15:42

Vinculado ao Escritório de Assessoria Jurídica Popular da Universidade Federal de Uberlândia (Esajup/UFU), o projeto “Todas por Elas” está com três vagas abertas para advogadas voluntárias. As inscrições, que acontecem por meio de formulário on-line, vão do dia 23/11 até 05/12. Além disso, as interessadas devem enviar o currículo em arquivo .pdf anexado ao e-mail todasporela@gmail.com, com assunto “Processo Seletivo - Advogada Voluntária”. Os requisitos são: ter inscrição regular na Ordem dos Advogados do Brasil de Minas Gerais (OAB/MG), possuir token e certificado digital.

A modalidade de trabalho é híbrida, com atendimento presencial mediante ajuste prévio, às terças e quintas-feiras, das 13h às 17h. As atividades a serem desempenhadas, por um período mínimo de seis meses, são:

• Atendimento e auxílio jurídico gratuito às mulheres em situação de violência doméstica e familiar, fornecendo-lhes todas as informações que forem necessárias e dando o devido encaminhamento aos casos;
  • Peticionamento e acompanhamento dos feitos na esfera administrativa (inclusive junto à Polícia Civil, Militar e/ou Federal) e judicial relacionado às mulheres em situação de violência e vulnerabilidade social;
  • Participação em audiências (oitivas, conciliatórias ou instruções processuais), tanto na esfera cível quanto criminal, de mulheres em situação de violência e vulnerabilidade social;
  • Acompanhamento dos processos judiciais e cumprimento das determinações judiciais, inclusive de medidas protetivas, de mulheres em situação de violência e vulnerabilidade social;
  • Gerenciamento de processos, prazos e atividades a serem realizadas.

Conheça o projeto

O projeto “Todas por Elas” foi iniciado em 2016 com o intuito de prover mulheres carentes, vítimas de violência doméstica, familiar e de gênero, o pleno acesso à justiça. Sua criação veio a partir dos ideais de estudantes e egressas da Faculdade de Direito (Fadir/UFU), sob orientação da professora Neiva Flávia de Oliveira. Hoje, vinculados à Esajup/UFU, o projeto conta com o trabalho voluntário de advogadas, estagiárias e extensionistas.

A organização não governamental (ONG) SOS Mulher e Família e o grupo Nuavidas - que possui uma equipe especializada para realizar o atendimento completo da vítima de violência no Hospital das Clínicas (HC/UFU - Ebserh) -; o Centro Integrado da Mulher - que conta com a Delegacia Especializada da Mulher (DEAM) - e a Defensoria Pública do Estado de Minas são aliados do projeto no trabalho desenvolvido.

Palavras-chave: Esajup Vagas Processos Seletivos Fadir Todas por Ela