Uberlândia registra 0,38% de inflação em outubro

Dados do novo levantamento divulgado pelo IPC-Cepes revelam acréscimo de preços de 2,93%

Publicado em 17/11/2023 às 12:14 - Atualizado em 22/11/2023 às 08:01

Uberlândia registrou 0,38% de inflação em outubro. O resultado foi divulgado pelo Centro de Estudos, Pesquisas e Projetos Econômico-sociais da Universidade Federal de Uberlândia (Cepes/UFU) no final da tarde desta quinta-feira, 16/11, com a publicação da nova edição do Boletim do  Índice de Preços ao Consumidor (IPC-Cepes).

O resultado representa acréscimo de 0,21% em relação ao mês anterior. Em setembro, o IPC ficou em 0,17%. No acumulado do ano, a inflação atingiu 2,93%, enquanto nos últimos 12 meses, o acumulado foi de 3,49%.

Alimentação e Saúde em caminhos opostos

Os dados mostram que setores como "Alimentação e bebidas" (0,96%), "Despesas pessoais" (1,29%) e "Habitação" (0,56%) foram os que mais contribuíram para o registro de inflação em outubro.

Por outro lado, houve uma diminuição nos custos relacionados a "Saúde e cuidados pessoais" (-1,28%) e "Transportes" (-0,23%). Confira o impacto de cada um dos grupos para a composição do IPC-Cepes:

Tabela mostrando o impacto de cada um dos grupos para a composição do IPC-Cepes referente ao mês de outubro de 2023

Cesta Básica e o Salário Mínimo Necessário

O Cepes também divulgou o Boletim da Cesta Básica de Alimentos em Uberlândia referente ao mês de outubro de 2023. O custo dos itens de primeira necessidade subiu 1,64% em relação a setembro, passando para R$ 619,08.

Este incremento pode ser atribuído a altas nos seguintes itens: batata (12,27%), açúcar (5,40%) e tomate (4,03%). No acumulado do ano, a cesta básica apresenta uma queda de 10,07%.

Ainda segundo a pesquisa do Cepes, o valor do Salário Mínimo Necessário para outubro foi de R$ 5.200,90. Esta quantia leva em conta despesas com educação, saúde, transporte, vestuário, entre outros, para uma família composta por dois adultos e duas crianças ou por três adultos.

Comparativamente, o salário mínimo oficial é de R$ 1.320,00, representando 25,38% do necessário.

Neste cenário, são necessárias 103 horas e 11 minutos de trabalho para uma pessoa que recebe salário mínimo em Uberlândia comprar os itens da cesta básica.

Palavras-chave: CEPES IPC-CEPES inflação