Dia Nacional do Doador de Sangue

Você sabe para onde vai o sangue que você doa?

Campanhas de incentivo à doação se intensificam no fim do ano

Publicado em 22/11/2023 às 13:33 - Atualizado em 27/11/2023 às 14:10

Foto: Cristiano Vieira Sobrinho (HC-UFU/Ebserh)

Antônio Bertolino é médico veterinário e frequentador assíduo do Hemocentro Regional de Uberlândia há 18 anos. Nesse período, ele já realizou mais de 50 doações. Ele sabe que doar sangue é um ato nobre, mas anônimo e, apesar de já ter doado cerca de 20 litros de sangue, Antônio nunca soube quem recebeu. “Algumas vezes eu já pensei em quem iria receber meu sangue, mas o que me conforta mesmo é saber que meu sangue já ajudou a salvar muitas vidas. Não tem sensação melhor”, contou.

Assim como Antônio existem outras centenas de pessoas que doam sangue na unidade regional da Fundação Hemominas em Uberlândia, órgão estadual que faz a gestão da captação e distribuição do sangue doado. A chefe do Setor de Captação e Cadastro de Doadores, Patrícia Fernandes, conta que, em 2023, a unidade teve mais de 10 mil doadores frequentes. Por outro lado, cerca de 5 mil pessoas que nunca doaram procuram o Hemocentro neste ano para conhecer o processo e se tornarem doadoras. Ao todo, em 2023, a Unidade captou 17.264 mil bolsas de sangue.

Mas, e depois, para onde vai o sangue?

Você já deve ter visto inúmeras campanhas de incentivo à doação de sangue. A maioria delas é feita pelos Hemocentros de todo o Brasil. Mas, você já parou para pensar sobre o caminho que o sangue percorre até chegar ao receptor? Logo que a pessoa chega ao Hemocentro, ela recebe orientações sobre o processo, passa por uma triagem e em seguida é levada à sala de coleta. Lá é feita a captação e, depois disso, o sangue passa por diversas análises e pode ser separado em até quatro tipos diferentes de bolsas: o concentrado de hemácias (a parte vermelha do sangue), o plasma fresco congelado, o concentrado de plaquetas e o crioprecipitado (um conjunto de proteínas do sangue). Quem explica essa separação é a médica Patrícia Oliveira Terra, hematologista e responsável técnica pela Agência Transfusional do Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU/Ebserh).

A chegada à Agência Transfusional (já nos hospitais onde o sangue será transfundido) é uma das últimas etapas percorridas pelas bolsas de sangue captadas nos Hemocentros. Patrícia conta que, no caso do HC-UFU, a maior parte dos hemoderivados é destinada ao atendimento dos casos de urgência e emergência. “Como aqui é um hospital de alta complexidade, há demanda de transfusões em diversas áreas. Por mês, utilizamos em média entre 1.200 a 1.400 bolsas e o maior consumo é do Pronto-Socorro (30,3%), seguido pela UTI adulto (18,7%) e Oncologia (16,9%)”, conta. [Veja a tabela completa abaixo].

Tabela com dados sobre uso de sangue por unidade no HC-UFU/Ebserh

A última etapa é quando o sangue chega à corrente sanguínea de alguém que precisa. Foi o caso da Íris Cristina Terto da Silva, paciente do HC-UFU que recebeu a transfusão de uma bolsa de concentrado de hemácias nesta terça-feira (21). Mesmo sem saber quem doou, Íris agradece o ato: "Eu agradeço primeiro a Deus e depois aos doadores. Se ninguém tivesse doado, hoje meu tratamento estaria comprometido", disse. O apelo de Íris é para que mais pessoas se conscientizem e doem sangue: “Eu gostaria de convidar as pessoas a doarem. Sempre tem alguém que precisa, né?”.

Para doar sangue, é preciso realizar o agendamento por meio do site mg.gov.br (acesso direto: bit.ly/doadormg) ou pelo aplicativo MG app, disponível na loja de aplicativos do seu telefone. No site da Fundação Hemominas tem todas as orientações sobre as condições para ser um doador de sangue.

Fachada do Hemominas
Foto: Cristiano Vieira Sobrinho (HC-UFU/Ebserh)

Dia Nacional do Doador de Sangue (25 de novembro)

No próximo sábado (25), é comemorado o Dia Nacional do Doador de Sangue, data em que as campanhas de incentivo à doação se intensificam. O mês de novembro foi propositalmente escolhido pela proximidade com o fim do ano, quando a demanda aumenta muito.

Para celebrar a data, neste ano, o Hemocentro Regional de Uberlândia, preparou uma série de atividades para receber os doadores nesta semana que vai de 20 a 25 de novembro. Na unidade, que já está decorada com balões, estão previstas várias apresentações musicais, lanche especial e distribuição de camisetas para os doadores.

Ainda em comemoração ao Dia Nacional do Doador de Sangue, a Agência Transfusional do HC-UFU/Ebserh, em parceria com o Projeto de Extensão Compartilhe Vida, da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc/UFU), organizou a II Semana Compartilhe Vida. Nos dias 21 e 22 de novembro estão programadas palestras sobre doação de sangue e medula óssea no Bloco 4K do Campus Umuarama da UFU (bit.ly/bloco4k). As atividades são gratuitas e abertas à comunidade. Os interessados podem se inscrever no endereço: https://forms.gle/NtNAP6TMrn9oKT6VA.

Palavras-chave: Doação de sangue Hospital de Clínicas