Retrospectiva

Cinco destaques da divulgação científica da UFU em 2023

É hora de relembrar os feitos da 'Dirquinha' na promoção da ciência produzida na universidade

Publicado em 22/12/2023 às 09:42 - Atualizado em 02/01/2024 às 13:21

Arte: Thamires Dantas

A Divisão de Divulgação Científica faz parte da Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU). Carinhosamente apelidada de “Dirquinha”, a divisão é responsável por divulgar toda a parte científica feita na universidade em diversas frentes, como reportagens, podcast e mídias para redes sociais. Relembre cinco destaques da divisão em 2023:

5) 45 fatos sobre ciência na UFU

Capa do especial UFU 45 anos

Em 2023 foram comemorados os 45 anos de federalização da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Como forma de celebrar, foi produzida uma lista com 45 fatos sobre pesquisadores, estudos, laboratórios, publicações e a atuação da universidade na pesquisa científica e no desenvolvimento tecnológico em todas as grandes áreas do conhecimento ao longo dos anos.

Dividida em cinco partes, a série está disponível no Comunica e também em formato de thread no X, o antigo Twitter. A parte 1 foi publicada em maio, a parte 2 em junho, a parte 3 e a parte 4 em setembro, e a parte 5 em outubro.

4) Oficina de Divulgação Científica em Mídias sociais

Integrantes da Divisão de Divulgação Científica na oficina
A oficina fez parte do III Seminário de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação da UFU. (Foto: arquivo pessoal)

Dos dias 16 a 20 de outubro, a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propp/UFU) promoveu o III Seminário de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação da UFU. Dentre as diversas atividades, a divisão promoveu a oficina “Divulgação Científica em Mídias Sociais”.

O jornalista Túlio Daniel, as estagiários Leíse Alves, Gabriela Pina e Maria Clara Medeiros, e a estudante de jornalismo Mell Santos, abordaram as características das principais redes sociais, os tipos de páginas, perfis e influenciadores que fazem comunicação pública e divulgação científica, a adaptação da linguagem científica para as mídias sociais, noções introdutórias de comunicação imagética (design gráfico, fotografia e vídeos) e como trabalhar em parceria com a comunicação institucional e com a imprensa.

3) 'Os' Comunica Ciência

Mesa de abertura do III Comunica Ciência
III Comunica Ciência: Encontro de Pesquisadores e Jornalistas. (Foto: Marco Cavalcanti)

A editoria de Ciência do portal Comunica UFU, onde são publicados os conteúdos jornalísticos, é conhecida como “Comunica Ciência”. Somente neste ano, foram cerca de 300 notícias publicadas. Entre os destaques, estão as séries produzidas, como a Cientistas da UFU e a Mulheres e Meninas na Ciência.

Buscando outros formatos de divulgação, a divisão criou a série de vídeos “Comunica Ciência” no Canal da UFU no YouTube. Dividido em 13 episódios, pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento abordaram assuntos de seus estudos, indo desde genética até política.

Consolidado há cinco anos, em 2023, após uma pausa devido à pandemia de covid-19, foi promovido o evento III Comunica Ciência: Encontro de Pesquisadores e Jornalistas. Organizado por toda a Diretoria de Comunicação Social, ele aconteceu nos dias 11 e 12 de abril e recebeu diversos convidados, como Ricardo Galvão, presidente do CNPq; Bernardo Esteves, jornalista da revista Piauí; e Thaiane Oliveira, superintendente de Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense (UFF). Também aconteceu a mostra científica “A Ciência está aqui”, no Terminal Central de Uberlândia.

Por fim, foi criado o canal no WhatsApp, “Comunica Ciência”. O objetivo é atingir mais pessoas, dentro e fora da universidade, e promover ainda mais a divulgação científica. Por meio dele, são difundidos os trabalhos envolvendo a Ciência da UFU, como notícias, reportagens, eventos e podcast.

2) Podcast 'Ciência ao Pé do Ouvido'

Celular mostrando o logo do podcast
'Ciência ao Pé do Ouvido' atingiu, em 2023, 25 mil reproduções. (Foto: Túlio Daniel)

O nosso podcast "Ciência ao Pé do Ouvido" chegou ao episódio #100. A marca, atingida na quarta temporada, é apenas uma de várias conquistadas em 2023. Neste ano, o programa também ganhou um novo logo e atingiu 25 mil reproduções. Ainda, o podcast foi o mais ouvido por 165 fãs e foram mais de mil minutos criados.

Também, o podcast se tornou o primeiro de divulgação científica de Minas Gerais a ter um episódio com tradução e interpretação em Língua Brasileira de Sinais (Libras). O objetivo é ampliar o público e promover o acesso à informação de qualidade e acessível, trazendo mais inclusão para o conteúdo produzido.

1) Campanha #CiênciaAcessível

Intérprete de Libras
#CiênciaAcessível: UFU começa o trabalho de acessibilidade nas mídias sociais. (Foto: Túlio Daniel)

Tendo em vista a contemplação da Divisão de Divulgação Científica na chamada da Fapemig, a UFU criou a campanha #CiênciaAcessível. O objetivo é levar as produções científicas da universidade de forma acessível para a população.

Desse modo, as publicações de ciência nas redes sociais oficiais da UFU começaram a trazer a hashtag, que apresenta a descrição em texto da imagem e/ou vídeo da publicação. Além disso, os vídeos produzidos pela divisão contam com a interpretação e tradução em Libras, além da legendagem.

Palavras-chave: Divisão de Divulgação Científica retrospectiva destaques dirquinha Ciência