Pular para o conteúdo principal
Extensão

Faculdade de Engenharia Elétrica entrega dispositivos eletroeletrônicos pedagógicos à Rede de Educação Básica de Uberlândia

Objetivo do projeto é auxiliar no processo de ensino-aprendizagem de crianças na faixa de 4 a 5 anos de idade e crianças especiais

Publicado em 08/12/2023 às 13:11 - Atualizado em 15/12/2023 às 18:24

Aluna do Cemepe testando o dispositivo 'labirinto elétrico', nome intitulado pela equipe do projeto. (Foto: Milton Santos)

Aconteceu no último dia 28 de novembro, no Centro Municipal de Estudos e Projetos Educacionais Julieta Diniz (Cemepe), o repasse de dispositivos eletroeletrônicos pedagógicos desenvolvidos por discentes dos períodos iniciais do curso de graduação em Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) para a Secretaria Municipal de Educação de Uberlândia. 

Neste encontro, datado como encerramento do projeto, foi realizado um seminário para apresentação das metodologias e etapas de desenvolvimento dos produtos finais. Após a apresentação, houve a entrega oficial dos dispositivos eletroeletrônicos pedagógicos ao Cemepe, para que as crianças pudessem experimentá-los. Em seguida, os docentes tiveram a oportunidade de avaliar, testar a usabilidade e sugerir possíveis melhorias nas funcionalidades e características de tais dispositivos. 

O professor Carlos Eduardo Tavares, orientador do programa, conta que a iniciativa resultou em ganhos significativos para os seus alunos, como, por exemplo, as competências técnicas adquiridas desde o início do curso. Isso permitiu, ainda, o desenvolvimento de habilidades pessoais, além de uma interação mais próxima para com a sociedade e o exercício da cidadania. 

Esta ação de extensão universitária foi realizada ao longo de um ano e recebeu apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc/UFU), do Programa de Educação Tutorial do Curso de Engenharia Elétrica (PET Elétrica) da instituição, bem como a colaboração do Cemepe.

“O acolhimento deste projeto por parte do Cemepe foi fundamental para o sucesso do trabalho final, evidenciando ainda mais o comprometimento da Secretaria Municipal de Educação de Uberlândia na busca pelo ensino de qualidade e excelência para a população da cidade”, enfatiza Tavares.

Equipe do projeto da Faculdade de Engenharia Elétrica da UFU reunida para foto mostra homens e mulheres - alguns em pé,; outros, abaixados
Equipe do projeto da Faculdade de Engenharia Elétrica da UFU. Na ponta, do lado direito, está a diretora do Cemepe. (Foto: Milton Santos)

 

Sobre o projeto 

A iniciativa deste programa surgiu em atendimento às demandas pedagógicas da Rede de Educação Básica da Prefeitura Municipal de Uberlândia, com o objetivo de auxiliar no processo de ensino-aprendizagem de crianças na faixa de 4 a 5 anos de idade e crianças especiais. 

Os produtos resultantes desta parceria são oriundos de reuniões dos estudantes do curso de Engenharia Elétrica com a diretoria do Cemepe e docentes da Rede de Educação Básica do município. 

Segundo Tavares, a finalidade do trabalho é desenvolver ferramentas eletrônicas que possam auxiliar no processo de ensino-aprendizagem e nas práticas pedagógicas utilizadas na Rede Municipal de Educação Infantil. “O intuito é trazer maior experimentação por parte das crianças com relação aos conteúdos desenvolvidos na sala de aula e tornar o aprendizado mais lúdico e interativo”, ressalta. 

Confira, abaixo, alguns registros do evento de entrega dos equipamentos desenvolvidos na UFU.

 

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

 

Palavras-chave: Educação básica rede municipal de ensino CEMEPE Feelt Secretaria Municipal de Educação de Uberlândia

A11y