Campus Pontal

Iniciação científica em pauta: 'Experiências pelo olhar ambiental' é lançado em Ituiutaba

Livro é fruto de projeto realizado em três escolas estaduais com participação de estudantes do ensino médio

Publicado em 01/12/2023 às 17:53 - Atualizado em 15/12/2023 às 18:32

Evento de lançamento do livro ocorreu em Ituiutaba, no final de novembro. (Foto: Arquivo pessoal)

A iniciação científica é uma ponte vital entre a teoria e a prática no ambiente acadêmico. Este elo se torna ainda mais significativo quando conecta universidade e escolas dos ensinos fundamental e médio, abrindo portas para jovens estudantes ingressarem no mundo da pesquisa científica. O lançamento do livro "Experiências pelo Olhar Ambiental" é um exemplo de atividade que liga a academia e a educação básica.

A obra é fruto de uma pesquisa detalhada sobre a flora presente nas escolas estaduais Israel Pinheiro, Doutor Fernando Alexandre, e Coronel Tonico Franco, em Ituiutaba. "Experiências pelo olhar ambiental" foi lançado no dia 30 de novembro e pode ser consultado gratuitamente em formato eletrônico - disponível no final deste texto

O livro 'Experiências pelo olhar ambiental' aparece sobre uma mesa, sendo segurado por duas mãos
Reprodução da capa do livro 'Experiências pelo olhar ambiental'. (Imagem: Canva)

A publicação destaca também a história de cada escola participante, a integração da instituição com a comunidade e a metodologia de pesquisa empregada pelos jovens pesquisadores. A iniciativa recebeu apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Novas perspectivas

As estudantes participantes do projeto como bolsistas de iniciação científica destacam o papel transformador dele.

Geovanna Gabrielly Ferreira Siva cursa o 2º ano da Escola Estadual Coronel Tonico Franco e enaltece a mudança de perspectiva pessoal e um novo olhar da comunidade para o ambiente escolar. “O projeto foi uma oportunidade única que mudou a minha vida acadêmica; fez com que o meu interesse pela universidade crescesse. Acredito que o projeto possa mostrar para as pessoas a importância da flora no meio ambiente, principalmente para os jovens”, opina.

Já Marissa Nogueira da Silva, estudante  do 2º ano na Escola Estadual Israel Pinheiro, ressalta que a escola também ganha com a experiência. “O projeto foi de extrema importância para nós que participamos e para as escolas, como forma de apresentar a história da instituição e para dar uma atenção maior à flora desse ambiente”, aponta.

Foco na iniciação científica

Para Duílio Júlio Oliveira Santos, organizador do livro, o destaque do projeto está relacionado ao processo de iniciação científica: “Inserir o aluno nas atividades relacionadas à pesquisa, desde o percebimento do problema, passando pela construção das hipóteses, até chegar ao resultado.”

A iniciativa deve ter continuidade em 2024. “Já estamos com projeto em andamento para ser submetido, assim que novos editais forem abertos; queremos dar continuidade em outras unidades escolares e, até mesmo, aprofundar a pesquisa, nas escolas que já participaram”, explica Santos.

Palavras-chave: iniciação científica Ituiutaba sustentabilidade livro Fapemig