Extensão

Receita Federal destina à UFU aproximadamente uma tonelada de roupas e mil pares de tênis

Material é produto de contrabando e, agora, passa a ter finalidade social

Publicado em 22/12/2023 às 12:10 - Atualizado em 29/12/2023 às 18:33

Pró-reitor de Extensão e Cultura, Hélder Silveira, e delegado substituto da Receita Federal, Anderson Luiz da Silva. (Foto: Milton Santos)

Cerca de uma tonelada de roupas e mil pares de tênis foram destinados à Universidade Federal de Uberlândia (UFU) pela Receita Federal do Brasil, unidade de Uberlândia. Isso foi possível devido à parceria que existe, há quatro anos, entre as duas instituições. A entrega dos produtos aconteceu nesta quinta-feira (21/12), na sede da Receita.

O material será distribuído para duas entidades parceiras da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc/UFU), a partir do mapeamento da demanda de bairros vulneráveis da cidade: Centro Comunitário do Shopping Park e Ação Moradia - entidades nas quais a universidade desenvolve projetos de extensão no campo do reforço escolar, música, dança e outras ações de cultura e arte.

De acordo com o pró-reitor da Proexc, Hélder Eterno da Silveira, “esses materiais oriundos de descaminhos (contrabandos) passam por um processo de descaracterização e, agora, têm finalidade social, quando destinados aos projetos acompanhados pela UFU".

Servidores descarregando o material no centro comunitário
Material foi apreendido em municípios da região. (Foto: Milton Santos)

Por meio desta parceria, a Receita Federal já repassou para a instituição, entre outros itens: máscaras, roupas, calçados e até veículos. Materiais como cigarros e tabaco foram destinados à UFU e serviram como base para a produção de energia e adubos. "Trata-se de uma estratégia importante de devolver à população materiais oriundos de descaminhos e que deveriam, por meio de impostos, se voltar a políticas sociais do país. É uma forma de compensar a população pelas perdas desses impostos não pagos", ressalta Silveira.

Delegado substituto da Receita Federal de Uberlândia, Anderson Luiz da Silva aponta que, dentre as atribuições da Receita, está a aduaneira, que é proteger as indústrias e empresas brasileiras do comércio e da importação ilegal de produtos. “Há algum tempo, esse material era destruído e, de algum tempo para cá, a Receita Federal teve uma quebra de paradigma, na qual a gente agora deu um outro tipo de andamento para esse material, que é a transformação dele, com a posterior doação para a comunidade”, explica o delegado.

Seis pessoas (cinco homens e uma mulher), representantes da Receita Federal e da UFU, na entrega das doações
Representantes da Receita Federal e da UFU, durante a entrega dos materiais no Centro Comunitário do Shopping Park. (Foto: Milton Santos)

A descaracterização, conforme Silva, é feita pelos parceiros, como é o caso da UFU. “Nos vestuários que tenham marcas, são providenciadas as retiradas e feita uma adaptação para que sejam utilizados; no caso das TVs Box, a UFU transforma esses aparelhos em minicomputadores que são levados para as escolas. A Receita Federal tem parcerias com universidades de todo o país, já que não conseguiria fazer esse trabalho técnico de transformação”, ressalta.

O pró-reitor, por sua vez, comenta que, para a UFU, esta parceria representa a oportunidade de aproximação da população mais vulnerável, a identificação das demandas formativas e das necessidades que possam ser minimizadas, por meio de projetos de extensão e ações investigativas sobre as condições de vida da população. "Igualmente, significa uma oportunidade para alinharmos nossas ações à produção de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento do território e da melhoria da qualidade de vida da população", acrescenta Silveira.

A escolha do local para entrega do material se deu em função da parceria que a instituição possui com o Centro Comunitário e a Ação Moradia. Em outros os momentos, a UFU estabeleceu destinações, como para a Casa Betesda e bairros da cidade onde a universidade desenvolve ações de extensão. “Esta é mais uma forma da UFU abraçar esta população, lembrando que é esta população o grande financiador da universidade pública brasileira. Então, isso é compromisso social da nossa universidade e é compromisso que se reforça, a partir das parcerias que se reforçam com a Receita Federal e outras entidades como Ministério Público e Ministério Público do Trabalho para que a gente consiga, de fato, alcançar esta população, inclui-la e envolvê-la nessas atividades que a Universidade Federal de Uberlândia promove”, conclui o pró-reitor de Extensão e Cultura.

Palavras-chave: Parceria Polícia Federal Doação Tênis e Roupas PROEXC UFU