Discente da UFU é selecionado para a iniciativa Young Leaders of the Americas

Doutorando foi indicado pela participação em projeto de empreendedorismo

Publicado em 30/01/2024 às 08:28 - Atualizado em 02/02/2024 às 09:20

Duterval Jesuka (terceiro da esquerda para a direita) foi selecionado entre 2.500 candidatos da América Latina (foto: arquivo pessoal)

O estudante do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Uberlândia (PPGAdm/UFU), Duterval Jesuka, foi selecionado entre 2.500 candidatos da América Latina para participar do programa Young Leaders of the Americas Initiative (YLAI) por sua participação na empresa TrendPrix, sendo um dos 20 selecionados brasileiros e único na cidade de Uberlândia. A TrendPrix é resultado de uma pesquisa de Flávio Barboza, professor da Faculdade de Gestão e Negócios (Fagen) e do PPGAdm, em colaboração com outros docentes, que faz previsões acerca do mercado financeiro com a utilização de inteligência artificial.

Jesuka iniciou sua trajetória na UFU em 2018, realizando mestrado em Gestão Organizacional e Regionalidade. Após isso, deu início ao seu doutorado na área de Finanças Sustentáveis no ano de 2021, quando integrou a TrendPrix. A empresa foi criada em 2021 como parte de um estudo, e foi incubada pelo Centro de Incubação de Atividades Empreendedoras (Ciaem) da UFU. Atualmente, a TrendPrix conta com aplicativo próprio e começa a atuar fora do Brasil pela primeira vez em três  anos de existência, começando pelos Estados Unidos.

Quando perguntado sobre as expectativas para o YLAY, Jesuka responde com animação, destacando que os aprendizados na área de gestão e liderança podem ser de grande ajuda para sua atuação na TrendPrix. O programa deve ocorrer entre março e abril deste ano, com início em Houston, no Texas, e conclusão em Washington DC, capital americana.

Palavras-chave: projeto empreendedorismo