Brasília

Andifes propõe parcerias com Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional

Dirigentes da entidade se reuniram com ministro Waldez Góes para ampliar relações entre universidades federais e projetos estratégicos da Pasta e contribuir mais com desenvolvimento regional do País

Publicado em 22/02/2024 às 10:17 - Atualizado em 29/02/2024 às 07:45

Universidades federais possuem pesquisadores em todas as áreas do conhecimento e que podem contribuir com os projetos estratégicos do MIDR. (Fotos: Márcio Pinheiro)

A diretoria da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) se reuniu com o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, com o objetivo de ampliar parcerias e envolver mais as universidades federais nos projetos estratégicos do governo voltados para o crescimento regional do País, tanto aqueles relacionados ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) quanto outros de desenvolvimento social. O encontro, realizado nesta quarta-feira (21), na sede do ministério, em Brasília, é o primeiro entre a Andifes e a Pasta no atual Governo.

Na prática, a Andifes quer ampliar as relações entre as universidades federais e o governo a fim de contribuir, cada vez mais, com o crescimento do País, considerando que a ciência e a tecnologia são áreas essenciais para o desenvolvimento de qualquer nação.

Os reitores e as reitoras falaram do potencial e da capilaridade das 69 universidades federais, além de dois centros de ciência e tecnologia, presentes em todo o país. Além da formação de profissionais qualificados, o colegiado da Andifes reforçou que as universidades federais produzem pesquisas cientificas e tecnológicas que podem auxiliar tanto o crescimento do País como a superação das desigualdades regionais, destacando a multidisciplinaridade da área e reforçando que as universidades federais têm pesquisadores em todas as áreas do conhecimento que podem contribuir consideravelmente com os projetos estratégicos do MIDR.

Na reunião, o ministro falou sobre os desafios enfrentados para o desenvolvimento regional em um país de dimensões continentais e, ao mesmo tempo, destacou a importância de se adotar políticas públicas em áreas como segurança hídrica, transição energética e de preservação da Amazônia em meio a mudanças climáticas. Sob esse contexto, o ministro considerou extremamente estratégica a parceria com a Andifes.

A presidente da Andifes, reitora Márcia Abrahão Moura (UnB), convidou o ministro para participar da Reunião do Conselho Pleno para que sejam encaminhadas as propostas prioritárias. A participação do ministro deverá ocorrer no próximo mês.

Além do ministro Waldez Góes e da reitora Márcia Abrahão, participaram da audiência os vice-presidentes reitora Lucia Campos Pellanda (UFCSPA), Sylvio Mário Puga Ferreira (UFAM), Valder Steffen Junior (UFU) e José Daniel Diniz (UFRN). Também João Mendes, secretário substituto Nacional de Políticas de Desenvolvimento Regional e Territorial (SDR), e o secretário Nacional de Fundos e Instrumentos Financeiros do Ministério, Eduardo Tavares.

Imagem de momento da reunião: um homem (o ministro) está falando e gesticulando com a mão direita, enquanto as demais pessoas da mesa olham para ele
Reitor da UFU, Valder Steffen (segundo à esquerda), participou da audiência

Palavras-chave: Andifes audiência Brasília Parceria universidades federais governo federal Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional MIDR