Graça do Aché

Mulheres negras empreendedoras

Evento vai abordar o tema a partir desta terça-feira, 27 de fevereiro

Publicado em 26/02/2024 às 13:43 - Atualizado em 01/03/2024 às 08:26

A partir desta terça-feira (27/2), até a quinta-feira, dia 29, você, que é mulher negra e empreendedora - ou mesmo tem o desejo de se tornar uma - pode participar da 1º Encontro de Mulheres Negras Empreendedoras de Uberlândia e Região (Enunegru). A atividade é gratuita e vai acontecer no Centro de Memória da Cultura Negra Graça do Aché.

O encontro é apoiado pela Diretoria de Cultura (Dicult), da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Uberlândia (Proexc/UFU), e vai oferecer palestras, rodas de conversa, lançamento de livro e exposição de empreendedoras pretas.

Com entrada franca, a programação se estende das 18h30 às 21h30, sendo uma ótima oportunidade de aprendizado e troca de experiências, além do debate sobre o empreendedorismo preto. A participação é aberta tanto para membros da comunidade interna, quanto da externa à UFU.

De acordo com Ivete Almeida, coordenadora do Graça do Aché, "trata-se de um movimento que está acontecendo em diferentes cidades, onde mulheres pretas profissionais liberais, comerciantes, artesãs, se organizam para falar sobre suas experiências como empreendedoras e, também, para atualizar seus conhecimentos sobre como empreender". Ainda, segundo Almeida, "a ação é de grande importância para estimular o desenvolvimento dos negócios da comunidade feminina preta, que, muitas vezes, se vê invisibilizada por mecanismos de representações e estereótipos criados pelo racismo estrutural que rege a sociedade e, consequentemente, o mercado".

O Centro de Memória da Cultura Negra Graça do Aché fica localizado na Avenida Cesário Crosara, 4187,  Bairro Presidente Roosevelt, em Uberlândia.

27/02 (terça-feira)

• 18h30 as 19h10 - palestra de abertura com a professora Ivete Almeida (coordenadora do Graça do Aché): "Empreendedorismo Negro";
  • 19h10 às 19h50 - palestra de Danúbia e Vítor: "O casal preto empreendendo junto. Pilares para o sucesso";
  • 19h50 – 20h - performance de Susi Feoli;
  • 20h às 20h40 - palestra de Márcia Bernardete: "O pensamento Black Money";
  • 20h50 – 21h30 - lançamento de livro "Nilza", de Inês Porto.

28/02 (quarta-feira)

• 19h10 às 19h50 - palestra de Cleicia Regina: "O conhecimento de finanças para melhor empreender";
  • 19h50 às 20h30 - intervalo;
  • 20h30 às 21h15 - palestra de Priscila Prates: "A arte e a coragem de empreender";
  • 21h15 às 21h30 - encerramento, com Núcleo de dança Priscila Prates.

29/02 (quinta-feira)

• 19h10 às 19h50 - palestra da advogada Vera Kátia Sabino: "O que devemos saber, juridicamente, antes de empreender";
  • 19h50 às 20h30 - intervalo;
  • 20h30 – 21h15 - palestra da jornalista Eliane Moreira: "A importância da autoestima do povo preto quando decidimos empreender";
  • 21h15 às 21h30 - encerramento.

Palavras-chave: encontro Graça do Aché empreendedorismo preto