INTERCÂMBIO

Na Turquia, reitor da UFU participa de encontro sobre a educação superior

Valder Steffen Jr. é um dos painelistas do evento, que acontece entre os dias 27 e 29 de fevereiro, em Istambul

Publicado em 26/02/2024 às 07:32 - Atualizado em 04/03/2024 às 08:05

Reitor da UFU fala sobre a importância da internacionalização das universidades brasileiras. (Fotos: Divulgação / GCUB)

O reitor da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Valder Steffen Jr., entre os dias 27 e 29 de fevereiro, participa da Eurasian Higher Education Summit - EURIE 2024.  A missão acadêmica para a Turquia é fruto da parceria do Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB), do qual o reitor da UFU é o primeiro vice-presidente, com o Eurasian Universities Union (EURAS). O objetivo do encontro é “estabelecer redes de intercâmbio acadêmico entre as universidades brasileiras associadas ao GCUB e as universidades associadas ao EURAS, composto por 140 instituições de 47 países, distribuídas nos continentes europeu e asiático”.

Steffen Jr. destaca que o evento é importante, pois “coloca as universidades brasileiras, particularmente a Universidade Federal de Uberlândia, em contato com as universidades da Eurásia e existe um grande interesse naquela região [Turquia] de realizar intercâmbios dos mais variados com as universidades brasileiras”.

O reitor da UFU é um dos nomes presentes na discussão sobre a internacionalização da educação superior no Brasil pautada no painel “Higher Education and Internationalization in Brazil”. Além dele, o debate conta com: Márcia Abrahão Moura, reitora da Universidade de Brasília e presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes); Rossana Valéria de Souza e Silva, diretora executiva do GCUB; e Cássia Turci, diretora do Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

“A participação na mesa é sobre a questão da internacionalização e de projetos de internacionalização, política de internacionalização aqui das universidades brasileiras e eu vou focar na situação da Universidade Federal de Uberlândia”, explica o reitor. A atividade acontece no segundo dia da EURIE 2024. A programação completa e os palestrantes estão disponíveis no site do evento.

Além de participar da missão acadêmica, no dia 26 de fevereiro, a delegação brasileira se encontrou com o embaixador Ruy Pacheco de Azevedo Amaral, cônsul-geral do Brasil em Istambul, e a secretária Tânia Regina de Souza, chefe do Setor Cultural.

Sobre o GCUB

O Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB) é uma associação da sociedade civil, sem fins lucrativos, de caráter acadêmico, científico e cultural. Foi fundada no dia 29 de outubro de 2008, em Brasília (DF), com o nome de Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras. Essa denominação foi alterada formalmente no dia 30 de outubro de 2020, em sua Assembleia Extraordinária. Atualmente, é composta por 89 universidades brasileiras.

No Brasil, as ações do GCUB recebem o apoio, dentre outros, do Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Superior (SESu) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes); do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação (MCTIC), especialmente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); e do Ministério das Relações Exteriores (MRE), por intermédio da Divisão de Temas Educacionais e Língua Portuguesa (DELP).

Para mais informações sobre o grupo, acesse o seu site.

Imagem panorâmica do centro de convenções que sedia o evento
Evento tem como sede o Centro Internacional de Convenções e Exposições de Istambul Lütfi Kırdar