Campus Educação Física

Projeto de extensão MoviMente abre inscrições para novos voluntários e colaboradores

Atividades desenvolvidas atendem idosos portadores da doença de Alzheimer

Publicado em 19/02/2024 às 15:28 - Atualizado em 05/03/2024 às 09:01

Foto: Pixabay

O projeto de extensão MoviMente é uma iniciativa que visa analisar os efeitos da prática regular de exercícios físicos em idosos diagnosticados com a doença de Alzheimer. Desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (PPCSA), da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Uberlândia (Famed/UFU), o projeto oferece vagas para a participação de idosos voluntários que convivem com esta patologia neurodegenerativa. O método adotado consiste em aulas de treinamento funcional e estimulação cognitiva, tanto de forma on-line quanto presencial.

Para participar, o voluntário deve ter no mínimo 65 anos e apresentar diagnóstico comprovado da doença de Alzheimer, em grau leve a moderado. Vale ressaltar que o projeto está aberto à inclusão de novos colaboradores, especialmente estudantes e profissionais da área da saúde, aos quais serão fornecidos certificados de participação por meio do Sistema de Informação de Extensão (Siex/UFU).

Sob a coordenação das doutorandas Dayanne Christine Mendonça e Denise Fernandes, orientadas pelo professor Guilherme Morais Puga, as atividades ocorrerão nas terças e quintas-feiras, das 9h às 10h, no Campus Educação Física - localizado na Rua Benjamin Constant, 1.286, Bairro Nossa Senhora Aparecida.

Para idosos que se enquadrem dentro das exigências de participação e queiram fazer parte do projeto, basta se inscrever preenchendo um formulário on-line. Já quem desejar se tornar um novo colaborador pode acessar o formulário para tal clicando aqui. Outra forma de realizar inscrição - como participante ou colaborador é via WhatsApp, pelo seguinte contato: (34) 98813-3332.

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

Palavras-chave: Alzheimer Famed MoviMente