Veterinária

Entenda os cuidados no trato urinário de pets

Faculdade de Medicina Veterinária da UFU promove internacionalização de pesquisas em nefrologia e urologia

Publicado em 25/03/2024 às 09:14 - Atualizado em 28/03/2024 às 11:16

Doença renal crônica é progressiva e afeta a saúde e qualidade de vida canina e felina (Foto: Milton Santos)

Você sabia que a nefrologia e urologia não são áreas exclusivas dos seres humanos? Na medicina veterinária são campos importantes que tratam, respectivamente, da saúde dos rins e do sistema urinário; e da saúde genital masculina de cães e gatos.

As doenças renais nesses animais são semelhantes às humanas. Os primeiros sinais de alerta costumam apresentar-se de maneira branda, sendo associados a outras enfermidades, o que gera um atraso no diagnóstico precoce. Queda e ressecamento dos pelos, falta de apetite, apatia e alto consumo de água costumam indicar alguma alteração no sistema urinário e renal do animal.

Outro fator importante para se levar em consideração é a idade do pet.  A partir dos seis anos o ideal é realizar checagens semestrais em animais de grande porte e anuais em animais de pequeno porte para identificar possíveis indícios de doenças renais e/ou urológicas.

Março Amarelo

A campanha “Março Amarelo”, promovida pelo Hospital Veterinário da Universidade Federal de Uberlândia (HV/UFU), tem o objetivo de prevenir e orientar em relação aos cuidados com doenças renais e do trato urinário em animais. Neste ano, a campanha ocorre nos dias 26 e 28 de março, com agendamento prévio. Consultas e exames clínicos serão totalmente gratuitos e, segundo Leandro Zuccolotto Crivellenti, professor da Faculdade de Medicina Veterinária (Famev/UFU), o intuito é conscientizar os tutores de animais a realizarem periodicamente avaliações veterinárias. “Nós faremos uma checagem com exame clínico, de sangue, de urina, de pressão e ultrassonografia”, explica Crivellenti.

De acordo com o médico veterinário, cerca de 90% dos animais que chegam ao consultório de nefrologia e urologia do HV/UFU estão em estágio avançado de doença renal crônica (DRP), que é a perda progressiva da função renal. A doença atinge várias raças de gatos e cachorros, sendo recorrente em raças de cães, como o Shih-Tzu, e em felinos, como os Persas.

Colégio Latino-Americano de Nefrologia e Urologia

Foto colorida com homem branco, de cabelos escuros e curtos, gesticulando enquanto fala
A internacionalização das pesquisas em nefrologia e urologia é um passo importante para avanço na qualidade de tratamentos (Foto: Milton Santos)

Outro passo importante na área foi dado no "Seminário Latino-Americano de Nefrologia, Urologia e Medicina de Regeneração em Cães e Gatos", realizado em fevereiro deste ano em Toluca, no México. Com o objetivo de unir pesquisadores latino-americanos em busca de melhores resultados e tratamentos para os estudos realizados em nefrologia e urologia, foi criado o Colégio Latino-Americano de Nefrologia e Urologia.

Para Crivellenti, que acompanhou a fundação e faz parte do monitoramento científico do colégio, o projeto traz visibilidade e conecta a UFU a outros centros de pesquisa pela América Latina. “Hoje a pesquisa busca cada vez mais essa internacionalização, conexão com o meio externo, não só ficar dentro do nosso país ou dentro da nossa universidade, mas tentar amplificar. E isso vai gerar cada vez mais ganhos e eu acredito que isso terá muitos frutos em breve”, finaliza o professor.

Palavras-chave: #Ciência março amarelo hospital veterinário