Extensão

Luz, Câmera, Identidade: inscrições abertas, até 22/4, para o curso 'Afrofotobiografias em questão'

Projeto visa destacar histórias afrodescendentes explorando a intersecção entre fotografia e narrativa

Publicado em 28/03/2024 às 11:07 - Atualizado em 23/04/2024 às 07:52

Inscrições abertas até o dia 22 de abril. (Imagem: Canva)

O projeto de extensão "Afrofotobiografias em questão: A visibilidade dos invisíveis" está com inscrições abertas e convida participantes a mergulharem em uma experiência imersiva e experimental de produção fotográfica e textual. Utilizando-se do conceito de "Afrofotobiografias", propõe a elaboração de diários visuais e textuais com o intuito de promover a representação e visibilidade de histórias e imagens de afrodescendentes, frequentemente marginalizadas pelo circuito oficial.

Este curso está disponível para a comunidade da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), incluindo servidores e estudantes, bem como para interessados externos à instituição.

Inscrições

Para se inscrever, é necessário ter no mínimo 18 anos de idade, possuir noções básicas de fotografia, iluminação e ter uma câmera fotográfica (seja analógica ou digital). Estão disponíveis 30 vagas, com inscrição gratuita.

O período de inscrições está aberto até 22 de abril de 2024. Os interessados em participar deste projeto inovador podem se inscrever acessando o formulário eletrônico

Estrutura do Curso

O projeto "Afrofotobiografias em questão" é estruturado em torno de objetivos claros: promover oficinas experimentais de criação fotográfica e textual, discutir afro-autobiografia/biografia, criar afrofotobiografias temáticas e preparar um ensaio fotográfico para exibição e publicação.

A temática central é a representação afro-imagética, explorando a fotografia como um meio entre ficção e realidade e introduzindo novas formas de representação dos afrodescendentes.

As atividades começam em abril e vão até setembro com aulas teóricas às terças-feiras, seguidas pela execução de projetos individuais em outubro e culminando com uma exposição e a elaboração de um livro em novembro.

A metodologia inclui aulas expositivas, práticas de elaboração de textos e imagens, debates sobre direitos de uso de imagem, além de noções de fotografia analógica e digital, e iluminação de estúdio. Há também um componente de interação prévia com os fotografados, contemplando uma representação imagética passiva ou ativa.

Coordenado pelo Professor Rodrigo Vasconcelos Machado, o curso será realizado no Campus Santa Mônica da UFU, em Uberlândia.

Para mais informações, acesse a página oficial do projeto Afrofotobiografias em questão.

Palavras-chave: extensão Fotografia Afro biografia