Pular para o conteúdo principal
Ciência ao Pé do Ouvido

Síndrome de Down: como ter uma educação e sociedade mais inclusiva?

Episódio #103 do Ciência ao Pé do Ouvido convida especialistas em genética e em educação especial para conversar sobre o assunto

Publicado em 19/03/2024 às 09:00 - Atualizado em 20/03/2024 às 08:54

(Arte: Larissa Franco)

No dia 21 de março é celebrado o Dia Internacional da Síndrome de Down. A data tem como objetivo conscientizar a população sobre a inclusão e promover a discussão de alternativas para aumentar a visibilidade social das pessoas com a síndrome.

Ela é causada pela presença de três cromossomos 21 em todas ou na maior parte das células de uma pessoa e também é chamada de trissomia do cromossomo 21. Isso faz com que o indivíduo nasça com 47 cromossomos em suas células em vez de 46, como a maior parte da população.

Segundo dados do “Movimento Down”, até 2019, apenas 94 pessoas com a síndrome haviam ingressado no ensino superior em todo o Brasil, sem detalhes sobre sua permanência ou finalização do curso. Esse número parece ainda menor quando consideramos que existem cerca de 270 mil pessoas com a síndrome no Brasil.

O episódio #103 do podcast Ciência ao Pé do Ouvido convidou especialistas para conversar sobre o assunto. Paula Cristina Batista é doutora em Genética e Bioquímica, e Janine Cecília Gonçalves Peixoto é professora especializada na área de Educação Especial na Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia (Eseba/UFU). Ouça nas principais plataformas de podcast e aqui no portal Comunica.

 

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

Palavras-chave: Ciência ao Pé do Ouvido podcast Ciência Divulgação Científica síndrome de down Eseba educação especial

A11y